Ranking coloca deputados do PT no RN entre os piores

Os parlamentares de oposição ao governo Lula foram os melhores colocados, entre a bancada potiguar, no Ranking dos Políticos 2023, iniciativa da sociedade civil que avalia senadores e deputados federais em exercício. Os senadores Styvenson Valentim (Podemos) e Rogério Marinho (PL) encabeçaram a lista do estado, seguidos pelos deputados federais Sargento Gonçalves e General Girão, ambos do PL. Já os petistas Fernando Mineiro e Natália Bonavides foram considerados os piores do estado no ranking.

A premiação foi entregue no último dia 13 em Brasília aos políticos que ocuparam até a 116ª posição, classificando-os de acordo com os critérios da atuação no combate à corrupção, aos privilégios e ao desperdício da máquina pública. Os recursos que financiam a iniciativa são doações de pessoas físicas ou jurídicas.

“Avaliamos desde a despesa dos gabinetes parlamentares até suas votações, como forma de possibilitar maior transparência, governança e educação cívica à população. Este projeto foi criado por pessoas comuns, sem ligação com nenhum partido político ou grupo de interesse”, explica a Organização.

Para a apuração, foram avaliados os dados sobre presenças nas sessões, economia de verbas, processos judiciais e votações dos parlamentares nas decisões mais importantes do Congresso. Os parlamentares com nota superior a 7, em escala que vai até 10, integram a lista Excelência Parlamentar 2023.

Considerando apenas os parlamentares do Rio Grande do Norte em Brasília, o senador Styvenson Valentim (Podemos) lidera a lista com nota 7,98. “É uma honra ter recebido esse reconhecimento da sociedade pelo trabalho que nós temos desenvolvido em prol do povo brasileiro e norte-rio-grandense, tanto dentro do Senado como no contato direto com o cidadão”, disse o Valentim.

No ranking nacional, ele é o 15º melhor colocado. “Serve de sinal de que estamos no caminho certo, e de incentivo para continuar nosso trabalho junto aos Municípios e as entidades da Sociedade Civil no atendimento das necessidades concretas de nosso povo”, frisou.

Também senador, Rogério Marinho (PL) aparece na sequência com nota 7,87, estando em 17º no ranking geral.

Em seguida, no terceiro lugar da bancada e primeiro entre os deputados estaduais, o Sargento Gonçalves (PL) somou 6,80 pontos e conquistou o 88º lugar na classificação geral. Ele fez uma comparação entre esse reconhecimento e os 19 anos que esteve ativo na Polícia Militar, dizendo que nesse tempo não recebeu reconhecimento pelos serviços prestados.

“Agora estou aqui no meu primeiro ano de mandato e em primeiro lugar entre os deputados do Rio Grande do Norte e no Top 3 da bancada. Agradeço a cada potiguar pelo voto de confiança, por acompanhar e acreditar em nosso trabalho. Quero dedicar a todos os policiais do estado, à minha família, filhos, esposa, minha equipe e a todos do meu estado”, disse ele.

Também do PL, o general Girão é considerado no Ranking o 4º melhor colocado da bancada e o 2º entre os deputados. Ele disse que o resultado é reflexo dos cinco anos de mandato, nos quais tem procurado fazer a diferença como parlamentar. Girão ocupa o 104º lugar na lista nacional com nota 6,65.

“Conversar com as pessoas em todo o estado, identificar demandas a serem atendidas, independente da bandeira político-partidária, apoiar quem está ‘potiguarizando’, defender as pautas conservadoras de amor a Deus, defesa da pátria e da família e lutar pela liberdade e democracia”, listou.

Petistas na lanterna
Já os parlamentares da base aliada do governo Lula e do governo Fátima, estão na lanterna do Ranking no estado. O deputado federal Fernando Mineiro ficou em último lugar junto com a deputada, também do PT, Natália Bonavides.

Mineiro teve nota 2,24 ocupando a 552ª posição no quadro geral. Ele disse que desconhece o levantamento. “Nem conheço esse ‘ranking’ e muito menos sei quais os critérios usados”, explicou.

Já Bonavides está no 548º lugar com nota 2,28. Ela minimizou o resultado, alegando que a entidade que elabora o ranking se trata de uma organização de Direita. “É um site de direita, formado por neoliberais e colocou o nosso mandato como um dos menos alinhados com as políticas antipovo que eles defendem. Já no voto popular, como é o caso do Prêmio Congresso em Foco, nos últimos quatro anos consecutivos nosso mandato foi eleito como o melhor do RN”, declarou a parlamentar.

A deputada apontou ainda que, na edição de 2022, seu mandato ficou entre os 30 melhores do Brasil, o melhor em Defesa da Educação do RN e o 2° do Nordeste na categoria Melhores na Câmara. “Também neste ano, o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar indicou nosso mandato entre o 150 mais influentes do Congresso. Entre a opinião dos neoliberais e a do povo, eu fico com a do povo”, respondeu Bonavides.

Styvenson e Rogério Marinho lideram o Ranking dos Políticos. Foto: Reprodução

Ranking avaliou 580 políticos
Na lista de 580 políticos avaliados, o senador Senador Efraim Filho (UNIÃO/PB) alcançou a nota 9,34 sendo considerado o melhor parlamentar no Ranking, encabeçando primeiro lugar. O TOP 3 conta ainda com o senador Eduardo Girão (NOVO/CE) com nota 8,93 no segundo lugar; e o senador Laércio Oliveira (PP/SE), com nota 8,79 em terceiro.

Assim como no Rio Grande do Norte, no ranking geral políticos do PT ocupam as últimas posições. Sem pontuar, com nota zero, está em último lugar o deputado federal Lindbergh Farias (PT/RJ) e o senador Cid Gomes (PDT/CE). O Top 3 dos piores tem ainda o deputado federal Wilson Santiago (REPUBLICANOS/PB) com nota 0,88.

As orientações da organização para selecionar os políticos no Ranking seguem de acordo com os pareceres de um Conselho de Leis, composto por 30 membros de diversos setores – incluindo nomes de ex-ministros que presidiram o STF, ex-presidentes do Banco Central, ex-parlamentares e ex-ministros de Estado.

Para acompanhar um projeto de lei, a equipe de relações governamentais do Ranking dos Políticos envia a relação de matérias com as principais mudanças, pontos positivos e pontos negativos, com a devida fundamentação. Assim, os conselheiros deliberam entre si e decidem se a organização irá ou não acompanhar e pontuar o projeto. Para uma matéria ser caracterizada como positiva é preciso 75% de consenso entre o Conselho de Leis.

Ranking dos Políticos (RN)

Styvenson valentim (Podemos) = 7,98 pontos
Rogério Marinho (PL) = 7,87 pontos
Sargento Gonçalves (PL) = 6.80 pontos
General Girão (PL) = 6,65 pontos
Paulinho Freire (União) = 5,83 pontos
Benes Leocádio (União) = 5,34 pontos
João Maia (PP) = 5,11 pontos
Robinson Faria (PL) = 5,01 pontos
Zenaide Maia (PSD) = 4,02 pontos
Natália Bonavides (PT) = 2,28 pontos
Fernando Mineiro (PT) = 2,24 pontos

Ranking nacional

TOP 5 melhores

1º senador Efraim Filho (UNIÃO/PB) = 9,34 pontos
2º senador Eduardo Girão (NOVO/CE) = 8,93 pontos
3º senador Laércio Oliveira (PP/SE) = 8,79 pontos
4º deputado Paulo Alexandre Brabosa (PSDB/SP) = 8,37 pontos
5º deputada Adriana Ventura (NOVO/SP) = 8,34 pontos

TOP 5 piores

1º deputado Lindbergh Farias (PT/RJ) = 0 pontos
1º senador Cid Gomes (PDT/CE) = 0 pontos
2º deputado Wilson Santiago (REPUBLICANOS/PB) = 0 pontos
3º deputado Sílvio Antônio (PL/MA) = 1,23 pontos
4º Luciano Galego (PL/MA) = 1,23 pontos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.