‘Reciprocidade vem desde Roma’, diz Moreira Franco sobre barganha de Marun por votos

Um dos mais próximos aliados do presidente Michel Temer, o ministro Moreira Franco guarda no bolso uma lista dos problemas que mais afligem o governo: todos temas da agenda econômica. No comando da Secretaria-Geral da Presidência, ele admite que a base do governo está menor, mas que existe a chance de montar uma candidatura que represente o governo e seu aliados. Ele diz ainda que, se não for aprovada, a reforma da Previdência “será a pauta do debate eleitoral”. Sobre as declarações do ministro Carlos Marun, que admitiu negociar empréstimos da Caixa em troca de votos a favor da proposta, Moreira diz que houve má interpretação, mas que a “reciprocidade” acontece desde o Império Romano.

PREVIDÊNCIA NA CAMPANHA

A vida continua (se a reforma não passar), o Congresso continua aberto, ainda há coisas que precisam e serão feitas. Qual a consequência de aprovar a Previdência? A eleição vai se dar como uma pauta totalmente distinta porque vamos discutir qual o futuro da economia brasileira, porque política no Brasil é economia. Se a Previdência não for aprovada, será a pauta do debate eleitoral. A pergunta a ser colocada para os candidatos será qual é a sua posição sobre a Previdência porque as pessoas querem receber suas aposentadorias.

NEGOCIAÇÕES DE VOTOS PARA A REFORMA

Se você vai a Roma, verá que, nessas negociações, sempre se fala na reciprocidade, no Império Romano. Se você ler o livro que gerou até um filme sobre o Abraham Lincoln, no fim da escravidão, vai ver que, respeitando as mudanças culturais da época, você vê negociações, que as pessoas conversam. Aí você vê com naturalidade que essas coisas ocorrem. Evidentemente que o método depende muito do temperamento. Eu creio que, no caso do ministro (Carlos) Marun, o excesso foi fruto de uma má interpretação. As informações são de O Globo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.