Resultado do Sisu 2024 é anunciado e Prouni vai até sexta-feira (2)

Após adiamento de um dia, devido a problemas técnicos, o resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2024 foi divulgado no fim da tarde desta quarta-feira (31). O anúncio dos resultados foi feito pelo Ministério da Educação (MEC). Na postagem feita no instagram, nos comentários, há relatos de pessoas que teriam visto o resultado como aprovadas, na terça-feira (30) pela manhã e agora, na divulgação do resultado definitivo, desceram posições ou ficaram de fora da lista de selecionados.

Uma internauta, Vanessa Magalhães, escreveu: “Meu filho havia passado e agora está na lista de espera”. Outra, Lidiane Alvares, relatou: “A minha filha ontem apareceu aprovada na primeira opção de curso e agora apareceu como aprovada na 2 opção”. Há também relatos de pessoas que não tiveram a situação alterada. O MEC até agora não se posicionou sobre essas situações.

Confira a postagem do MEC:

Devido ao adiamento na divulgação do resultado do Sisu, o prazo para os interessados em participar do processo seletivo do primeiro semestre de 2024 do Programa Universidade para Todos (Prouni) fazerem sua inscrição será ampliado em um dia.

As inscrições vão terminar às 23h59 (horário de Brasília) desta sexta-feira (2) pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

São oferecidas 406.428 bolsas, sendo 308.977 integrais (100%) e 97.451 parciais (50%), distribuídas em 15.482 cursos, de 1.028 instituições participantes.   Para se inscrever de forma gratuita, o participante precisa ter cadastro no login único do governo federal e criar uma conta no gov.br. Os resultados estarão disponíveis em 6 de fevereiro (primeira chamada) e 27 de fevereiro (segunda chamada).

Para participar do Prouni, é preciso ter realizado pelo menos uma das duas últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e ter alcançado, no mínimo, 450 pontos de média nas notas das cinco provas do exame. O estudante também não pode ter tirado zero na prova de redação do Enem, nem ter participado do exame na condição de treineiro.

O resultado do Sisu está disponível na internet, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior (https://acessounico.mec.gov.br/sisu)

O Sisu serve para selecionar candidatos para universidades públicas do Brasil, com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Quem for aprovado deve fazer matrícula no período de 2 a 7 de fevereiro.

Candidatos não aprovados, mas que tenham interesse em integrar a lista de espera, devem se manifestar no site do Sisu no prazo de 31 de janeiro a 7 de fevereiro. Os resultados da lista de espera serão divulgados por cada universidade, em datas definidas pelas instituições.

Neste ano, pela primeira vez, o Sisu tem uma edição anual única. Com isso, a seleção de candidatos para o segundo semestre letivo de 2024 vai acontecer nas mesmas datas da seleção para o primeiro semestre. Caberá à universidade, por meio da ordem da lista de classificação dos candidatos, selecionar quem estudará em cada semestre.

No resultado da chamada regular são informadas a nota de corte e a classificação do resultado da seleção para cada curso. São classificados como selecionados todos os candidatos inscritos para a opção de curso até o limite das vagas ofertadas.

Por exemplo: um curso com 10 vagas e 100 inscritos terá na chamada regular as pessoas das 10 primeiras notas por ordem de classificação das maiores notas da média obtidas no Enem.

Restando vagas disponíveis para os cursos, por tipo de modalidade de concorrência, a instituição de ensino convocará os candidatos que manifestaram interesse em participar da lista de espera do Sisu.

A convocação dá continuidade à ordem de classificação utilizada para a chamada regular, mas tendo em vista somente os candidatos que manifestaram interesse para a lista de espera. Essa etapa deve considerar ainda as orientações do edital de cada instituição de ensino.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.