Resultado do Sisu 2024 já está disponível

Os resultados do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foram divulgados nesta terça-feira, 30, pela internet. O programa auxilia estudantes que participaram do Enem 2023 ou alguma edição anterior para conquistar uma das 264 mil vagas de graduação em instituições e universidades públicas.

Os aprovados poderão fazer matrícula nas instituições de ensino entre os dias 1 e 7 de fevereiro. Veja abaixo como acessar o resultado.

Como acessar o resultado
De acordo com o Ministério da Educação, o resultado pode ser consultado no boletim do candidato, na página do Sisu, nas instituições participantes e na Central de Atendimento do MEC, no telefone 0800-616161.

Matrícula
O próximo passo após a aprovação é a matrícula. Ela pode ser feita entre os dias 1 e 7 de fevereiro. O MEC também orienta que o candidato deve verificar, junto à instituição em que foi aprovado, a disponibilidade para a entrega da documentação para matrícula por meio digital ou presencial.

Lista de espera
E para quem não passou? Calma, a espera não acabou. Todos os candidatos não selecionados na chamada regular, em nenhuma das opções de curso, podem manifestar interesse em participar da Lista de Espera.

Para participar, o interessado deve acessar o sistema e clicar no ícone que confirma o interesse a partir da data da divulgação do resultado até o dia 7 de fevereiro. Atenção: é necessário confirmar se a manifestação foi concluída mediante a mensagem emitida pelo sistema.

Diferente do resultado comum, na lista de espera, a convocação para a matrícula cabe às próprias instituições de ensino. Assim, é importante que os candidatos acompanhem as convocações da Lista de espera junto à instituição de ensino para a qual tenha manifestado interesse.

Segundo semestre
A edição do Sisu deste ano sofreu algumas mudanças. Pela primeira vez, o programa acontecerá apenas uma vez ao ano, porém, oferece vagas para o segundo semestre da seguinte forma:

A seleção dos candidatos ao primeiro ou segundo semestre ocorrerá seguindo a própria classificação das notas: não é possível o participante escolher em qual semestre deseja concorrer.
As universidades oferecem, simultaneamente, vagas em cursos cujo início das aulas é no primeiro e no segundo semestre.
O que define em qual período o estudante ingressará é a sua ordem de classificação, seguindo as notas obtidas no Enem.
Lembrando: o período de matrícula para os dois semestres é o mesmo.

Outra mudança é que a classificação dos candidatos passa a seguir as normas da nova Lei de Cotas. E a lista de espera ganha uma duração estendida, valendo para o ano todo.

ProUni
Outra opção para quem não foi aprovado pelo Sisu é tentar uma bolsa no Programa Universidade para Todos (Prouni). As inscrições podem ser feitas entre os dias 29 de janeiro a 1º de fevereiro pela internet.

O sistema adota o Enem mais recente como critério para seleção. Caso o candidato seja selecionado nos dois programas, deverá optar apenas por um, pois não é permitido o uso simultâneo dos dois benefícios.

De acordo com o MEC, o calendário do Fies ainda não foi divulgado devido a ajustes que estão sendo feitos.

https://www.terra.com.br/noticias/educacao/enem/resultado-do-sisu-2024-esta-disponivel-veja-a-lista-de-aprovados,e8040e9fd63d73cb0c9564bf2e781fd30x40hhh2.html?utm_source=clipboard

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.