RN conclui operação de combate a crimes contra idosos com mais de 140 denúncias apuradas

A Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social do Rio Grande do Norte divulgou nesta segunda-feira (15) o resultado final da participação do estado na “Operação Virtude”, ação nacional que objetivou o combate a crimes contra idosos. As atividades aconteceram entre os dias 10 de junho e 12 deste mês. Ao todo, somente no RN, 142 denúncias foram recebidas e apuradas, com 174 vítimas atendidas.

Um mandado de prisão foi cumprido, uma pessoa foi presa em flagrante e dois suspeitos detidos e conduzidos para esclarecimentos. Também foram realizadas 105 ações preventivas e/ou educativas em vários municípios do estado, alcançando mais de 40 mil pessoas. Ao todo, 108 Boletins de Ocorrência foram registrados e pelo menos 16 Medidas Protetivas de Urgência solicitadas.

“É muito importante conscientizar a população sobre a importância de proteger nossos idosos. Por isso a importância de as pessoas denunciarem toda forma de negligência, maus-tratos, abandono ou violência financeira que são praticados. E muitas vezes, quem comete o crime são parentes próximos”, disse a delegada Helena De Paula, diretora do Departamento de Proteção a Grupos em Situação de Vulnerabilidade (DPGV) da Polícia Civil, ponto focal da operação em território potiguar.

A delegada ressalta que as denúncias de violência contra a pessoa idosa podem ser feitas em qualquer Delegacia de Polícia Civil, Delegacia Virtual ou por meio do Disque 100.

 

A Operação Virtude foi coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). No RN, as ações envolveram a Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar e Instituto Técnico-Científico de Perícia, sob a supervisão da Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED).

Números

* Denúncias: 142
* Ações educativas: 105
* Pessoas alcançadas: 40.858
* Vítimas atendidas: 174
* Boletins de Ocorrência: 108
* Medidas Protetivas de Urgência: 16

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.