RN é o 3º estado do Nordeste com mais casos de varíola dos macacos

O Rio Grande do Norte tem 68 casos suspeitos e 22 confirmados de Monkeypox. De acordo com o mais recente boletim sobre a situação da doença conhecida como varíola dos macacos, divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap) nesta segunda-feira 29, o RN é o 3° entre os estados do Nordeste com mais casos confirmados.

Entre os municípios com casos confirmados no RN estão Mossoró (01), Natal (16), Parnamirim (05). Os casos prováveis foram registrados nos municípios de Natal (01), Parelhas (01), Parnamirim (04), Pedro Avelino (01), Serra Negra do Norte (01).

Os 68 casos suspeitos foram contabilizados em Baraúna (01), Bento Fernandes (01), Doutor Severiano (01), Equador (01), Extremoz (06), Jandaíra (04), Marcelino Vieira (01), Mossoró (02), Natal (24), Nova Cruz (03), Portugal (01), Parnamirim (17), Riachuelo (01), São Gonçalo do Amarante (04), São Rafael (01). Até agora, 71 casos foram descartados no estado.

Segundo o levantamento, o Brasil tem 4.693 casos confirmados de Monkeypox, e 5.176 suspeitos. No mundo, o número de confirmados é de 48.652. Até o momento, houve 01 óbito no Brasil e 17 óbitos no mundo.

Principais formas de transmissão
De acordo com o Ministério da Saúde, a principal forma de transmissão da Monkeypox ocorre por contato direto pessoa a pessoa, por meio da pele ou secreções, e exposição próxima e prolongada com gotículas e outras secreções respiratórias. Úlceras, lesões ou feridas na boca também podem ser infectantes, o que significa que o vírus pode ser transmitido por meio da saliva. A infecção também pode ocorrer no contato com objetos recentemente contaminados, como roupas, toalhas, roupas de cama, ou objetos como utensílios e pratos.

A doença pode causar os seguintes sintomas: erupções cutâneas ou lesões de pele; adenomegalia – linfonodos inchados (ínguas); febre; dores no corpo; dor de cabeça; calafrio e fraqueza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.