RN envia maior delegação de professores para capacitação nos EUA

O professor Elias Bernardo, que ministra a disciplina de língua inglesa na Escola Estadual Antônio Francisco, em Felipe Guerra, embarca, junto com outros 23 professores do RN, para os Estados Unidos para participar de um curso de capacitação de seis semanas.

Ele participa do Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores de Língua Inglesa nos EUA (PDPI), criado pela Full Bright em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior- CAPES, que oferece mais de 450 bolsas para professores de inglês da rede pública de ensino de todo país.

Dos 23 participantes, 12 professores são da rede estadual de ensino, 07 da rede federal e 6 da rede municipal. A coordenadora do programa, no âmbito da Secretaria Estadual de Educação e Cultura, Vera Reis destaca que o RN leva a maior delegação do país, desde a primeira edição. “Esta é a 5ª edição do programa e temos a maior delegação com 23 professores, sendo 12 professores da rede estadual de ensino”, disse.

O objetivo do programa é promover a capacitação dos professores de língua inglesa da educação básica em efetivo exercício nas redes públicas de ensino e estreitar as relações bilaterais entre os dois países. “ O programa busca fortalecer o domínio das quatro habilidades linguísticas – compreender, falar, ler e escrever em inglês, aprimorando metodologias de ensino, aprendizagem e avaliação que estimulem a participação do aluno em sala de aula e estimulem parcerias com universidades e professores americanos visando futuros intercâmbios de professores e de alunos entre o Brasil e os Estados Unidos”, completou Vera.

O programa oferece três modalidades de curso, definidos a partir do nível de inglês obtido pelo professor na prova de avaliação.

“Soube inicialmente do programa através de uma divulgação em rede social, porém a DIREC se preocupou em informar às escolas a respeito disso. Aliás, tenho recebido bastante apoio da Direção, da minha escola e da SEEC, a quem sou grato”, destacou.

Elias é professor da rede estadual desde 2012. Iniciou suas atividades na Escola Estadual Manoel Joaquim, localizado no município de Governador Dixsept Rosado, pertencente a 12a Diretoria Regional de Ensino. Em 2016 mudou para sua cidade natal, Felipe Guerra, onde leciona desde abril de 2016.

“Eu creio piamente que voltarei como um profissional melhor, com minha prática docente aperfeiçoada e mais íntimo da cultura americana, o que facilita o trabalho com língua estrangeira. Espero também contribuir mais para minha comunidade” declarou ele que participará do nível III do curso: desenvolvimento de metodologias.

Entre os critérios para participar, o professor precisa ser concursado e estar ministrando aula de língua inglesa na rede pública da educação básica e realizar teste de avaliação de nível de proficiência em língua inglesa TOEFL ITP.

Os professores participantes recebem passagem aérea internacional de ida e volta, ajuda de custo, alojamento no campus universitário, alimentação, seguro saúde, materiais didáticos, entre outros benefícios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.