RN suspende aplicação da vacina Oxford/Astrazeneca em grávidas

A Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Norte (Sesap) decidiu suspender nesta terça-feira (11), de forma temporária, a aplicação da vacina Oxford/Astrazeneca contra a Covid-19 em grávidas. A medida foi tomada após a Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendar que o imunizante não seja aplicado em gestantes.

A Anvisa informou, ainda na noite da segunda-feira (10), que a orientação é que seja seguida pelo “Programa Nacional de Imunização (PNI) a indicação da bula da vacina AstraZeneca e que a orientação é resultado do monitoramento de eventos adversos feito de forma constante sobre as vacinas Covid em uso no país”. A bula da vacina não traz informações sobre a aplicação em gestantes.

Agora, só podem ser aplicadas nas grávidas a CoronaVac e a vacina da Pfizer. Com isso, os municípios potiguares, segundo a Sesap, serão orientados à suspensão da aplicação, conforme nota técnica emitida pela Anvisa, acompanhando a indicação da bula da vacina.

A Secretaria Estadual de Saúde informou, ainda, que aguarda uma orientação do Ministério da Saúde sobre a retomada vacinação de grávidas.

No Rio Grande do Norte, as grávidas com algum tipo de comorbidades (diabetes e problemas cardíacos, por exemplo) estavam sendo vacinadas apenas com o imunizante Astrazeneca.

*novo noticias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.