Robinson inaugura obra do Teatro Adjuto Dias em Caicó

Os investimentos em cultura que o Governo do RN vem realizando pelo interior do estado também chegou em Caicó. Neste sábado, o governador Robinson Faria realizou a inauguração oficial da obra de adequação do Centro Cultural Adjuto Dias.

Cássia Araújo, 30, foi uma das pessoas que acompanhou a solenidade. “Caicó necessitava de um olhar diferente para a nossa cultura, pois a estrutura estava aqui, já existia, mas precisava de alguém para reergue-la e foi o governo de Robinson que oportunizou isso”, destacou a caicoense.

Em 2017, o Centro Cultural recebeu uma ordem de cerca de R$ 400 mil e passou por uma restauração na qual foram realizados serviços de acessibilidade, pintura e adequações físicas de segurança e iluminação do espaço. Além disso, também foram feitas revisões na cobertura do prédio, substituição de portas e luminárias e reforma completa do palco.

Recebido por uma apresentação de reverência ao Adjuto Dias com música, teatro e dança, o chefe do Executivo Estadual comentou da alegria em desdobrar a esperança da cultura popular. “É um momento de alegria e de reconhecimento do valor cultural da cidade de Caicó. Estamos devolvendo um templo à população caicoense, um povo criativo que aprendeu a se reinventar diante das mais diversas adversidades”, enfatizou.

“Este teatro é um símbolo da força e da garra de todos os artistas e produtores culturais de Caicó”, reforçou o diretor da Fundação José Augusto (FJA), Amaury Júnior, ao destacar que o espaço tem capacidade para um público de 400 pessoas.

Durante a solenidade, foi realizado também o lançamento do Circuito de Cinema Brasileiro, que visa levar grandes obras da cinematografia brasileira para as casas de cultura popular do interior do RN.

Para o poeta e cordelista Edcarlos Medeiros, 40, o Centro Cultural vai além da cultura e lazer oferecida à população. “É um local onde podemos divulgar nosso trabalho, nosso talento e, consequentemente, conquistar mais público em um espaço de alta qualidade. Reformado como está, o Centro só vem acrescentar mais valor a nós artistas e fomentar mais a nossa tradição regional”, explicou.

Vagner Araújo, secretário extraordinário de Gestão de Projetos do RN, lembrou dos investimentos que o Governo vem fazendo no segmento. “A cultura geralmente não está no hall dos investimentos dos governos. Mas o Governo do RN colocou para nós. São mais de R$ 50 milhões que a gestão vem investindo em todo o estado na área cultural”, disse ao destacar que em breve será entregue também a reforma do Teatro Lauro Monte Filho, em Mossoró.

O prefeito de Caicó, Batata, reconheceu a sensibilidade do Governo em promover essa restauração. “Os artistas tanto esperaram, estavam ansiosos pela melhoria desse equipamento, um local em que as gerações de Caicó se encontram. O Governo deu vida ao nosso espaço que por dois anos esteve adormecido”, destacou ao enfatizar outros investimentos que o Governo realizou no município, como o segundo Restaurante Popular, o Café Cidadão e as obras do Hospital Regional que transformou a unidade em uma das mais equipadas do Estado.

Desde a conclusão da obra, ocorrida em dezembro do ano passado, o Adjuto Dias já abrigou várias atividades culturais produzidas pela população seridoense, com destaque para o I Festival Nacional de Teatro Universitário da UFRN, os projetos Cinema no Teatro e Casa das Palavras, além do Festival Curta Caicó.

Também participaram da solenidade o deputado estadual Vivaldo Costa, o diretor da Caern, Marcelo Toscano, prefeitos de cidades vizinhas, gestores e servidores municipais e estaduais, lideranças comunitárias, além da população de Caicó.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.