Rogério Marinho se pronuncia e diz que vai recorrer de condenação

O senador Rogério Marinho (PL-RN) se pronunciou nesta sexta-feira (2) após condenação em primeira instância de uma ação de improbidade administrativa na época em que ele era vereador de Natal. Em entrevista coletiva no Senado Federal, Marinho afirmou que vai recorrer da decisão e que “o juiz, de alguma forma, foi induzido ao erro”.
Reprodução/TV Senado

A decisão de condenação ao senador foi proferida na última quarta-feira (31). O juiz Bruno Montenegro Ribeiro Dantas considerou que Rogério Marinho, enquanto vereador, foi responsável por incluir “de forma desleal” a nomeação de uma funcionária “fantasma” no quadro da Casa, causando prejuízo aos cofres públicos.

“Mesmo que o dolo fosse caracterizado, o que não concordamos, o máximo que poderia acontecer era uma pena pecuniária, financeira, do ponto de vista indenizatório. Nós vamos ingressar com embargos de declaração, na primeira instância, porque achamos que, de alguma forma, o juiz foi induzido a um erro e vamos mostrar ao juiz que, na verdade, não praticamos nenhuma conduta dolosa e não tenho nenhuma dúvida que nossa inocência será comprovada”, afirmou.

Ele explica que a médica foi contratada, à época, para atender a população carente gratuitamente e que os atendimentos aconteceram, o que no entendimento dele comprova que não houve dano ao erário público. Não há acusação de apropriação de dinheiro nem de que o serviço não era prestado.

O senador também disse que está com a cabeça erguida, “com a consciêcia de que não infringimos a lei, que não praticamos nehum ato de corrupção, nenhum ato doloso, nenhum ato de desvio de recurso público”.

Após os recursos, se confirmada a decisão, Rogério Marinho será condenado a perda de qualquer função pública, à suspensão dos direitos políticos por oito anos, pagamento de multa e proibição de contratação com o poder público. Enquanto isso, o parlamentar segue no cargo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.