Santo Antônio: Lula Ribeiro e Dr. Estácio lideram pesquisa em cenários distintos

O jornal Agora RN encomendou a Pesquisa Focos para saber o quadro da sucessão em Santo Antônio do Salto da Onça, no Agreste Potiguar. No quesito espontâneo, quando não apresenta nenhuma opção ao entrevistado, o ex-prefeito Lula Ribeiro (MDB) lidera a preferência com 41,8%, o prefeito Josimar Ferreira (PTN) teve 9,3%, o vice-prefeito Dr. Estácio Rubinstein (PSDB) conquistou 8%. O vereador Dário do Sindicato (PT) apareceu com 3,8%, já Marlon da Funerária 0,8% e Elias Alves citado por 0,3%. Branco e Nulo somaram 10,7% e 25,4% disseram que não sabem em quem votar.

No Cenário Estimulado I, quando o nome do ex-prefeito Lula Ribeiro, que enfrenta processos na justiça e pode ficar inelegível para 2020 é substituído pelo filho, Rawlison Ribeiro, o médico Dr. Estácio assume a dianteira com 27,8% contra 16,5% de Ribeiro. O prefeito Josimar Ferreira ficou na terceira posição com 10%. Nesse cenário, brancos e nulos sobe para 15,3% e os indecisos chegam a 30,5%.

O instituto Focos também indagou o eleitorado de Santo Antônio numa disputa entre Dr. Estácio contra Josimar. O prefeito amargaria uma derrota acachapante com 10,8% e Dr. Estácio sobe para 41,5%. Brancos e nulos 19,8% e 28% não sabem em quem votar para prefeito. Em um cenário com Josimar Ferreira e Rawlison Ribeiro, o filho do ex-prefeito Lula levaria a melhor com 29% contra 11% do atual prefeito. 22,8% votariam em branco/nulo. Já 37,3% declararam que não sabem em quem votar.

Quanto a avaliação dos três anos do prefeito Josimar Ferreira em Santo Antônio, quando se pergunta se aprova ou desaprova administração, 63,5% desaprova e apenas 13,8% aprovam a gestão. 22,7% preferiram não responder. No quesito rejeição, Josimar lidera com 31%, Lula Ribeiro teve 4%, Marlon da Funerária 1%, Elias Alves 0,8%, Dário do Sindicato e Dr. Estácio 0,5% cada. Já 41,5% não opinaram e 20,8% declararam branco/nulo.

A pesquisa foi realizada no dia 27 de agosto e ouviu 400 entrevistas. A pesquisa passou nos bairros e comunidades rurais: Centro, Imburana, Do Carmo, Santa Luzia, Sucupira, Bairro Novo, Bela Vista, Mão Curta, Projetado, Capim Açu, Cajazeiras, Lajes, Barro Preto, Gravata, Dois Lajedos, Timbaúba, Lagoa dos Bois, Pendências, Redenção e Lagoa de Cobra.. A amostra foi aleatorizada através de sorteios múltiplos aleatórios considerando bairro, rua e residência para a escolha do entrevistado. O resultado da pesquisa submete-se a um erro amostral máximo de 3,0%, com confiabilidade de 95%. A pesquisa submete-se a um reteste de 10% dos questionários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.