Nos últimos dias, um vídeo que circula nas redes sociais expôs a dura realidade e batalha diária da saúde pública em Assú. Nas imagens, uma fila gigantesca de pessoas dá a volta no Centro Clínico na tentativa de marcar consultas e exames.
A cena gerou indignação na população e reforçou a sensação de descaso por parte da atual gestão, comandada pelo prefeito Lula Soares e sua vice, Dra. Isabela.
Mas o que mais entristece é saber que esse cenário não é novidade, e é ainda mais revoltante, porque a nova gestão não fez absolutamente nada para mudar essa realidade.
Lula Soares e Dra. Isabela assumiram o comando do município já cientes dos problemas, pois fizeram parte da gestão anterior como aliados do ex-prefeito Gustavo Soares. Tiveram o período de transição para estudar soluções, tiveram a campanha para prometer mudanças, mas, quando chegou a hora de agir, optaram por cruzar os braços e deixar tudo como está.
Durante a campanha, a chapa encabeçada por Lula Soares e Dra. Isabela vendeu o sonho de uma saúde pública eficiente e acessível. Setenta dias depois, não há qualquer sinal de que essas promessas sairão do papel.
A saúde de Assú segue na UTI e, até agora, a única coisa que mudou foi o nome na cadeira do prefeito. O sofrimento da população continua o mesmo, uma estratégia clássica e antiga da Oligarquia Soares, para deixar a cidade e quem não tem condições de arcar com atendimento da rede particular, em suas mãos.