‘Se possível, não celebraríamos acordo com criminosos’, diz Janot

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, voltou a defender na manhã desta quinta-feira a adoção de delações premiadas como “exigência indispensável” no combate às organizações criminosas. De forma pragmática, ele escreve em artigo à “Folha de São Paulo”, a colaboração tomou o lugar do “caminho tradicional para aplicação da lei penal, considerado por ele “ineficaz e instrumento de impunidade”.

“Pela natureza da nossa instituição, talhada para a persecução penal, é evidente que, se fosse possível, jamais celebraríamos acordos de colaboração com nenhum criminoso. No campo da vontade, desejamos o rigor máximo para todos os que transgridem os limites da lei penal, sem concessões”, destaca Janot.

O procurador-geral ressalta ter deixado de lado “a utopia, o personalismo e o aplauso fácil” em nome do “senso de responsabilidade para com o país”: decidiu celebrar o acordo com os donos da J&F — colaboração, segundo ele, que mostrou às autoridades a insuficiência de “três anos de trabalho intenso para intimidar um sistema político ultrapassado e rapineiro”.

‘NÃO HÁ CAMINHO MÁGICO’

O acordo com os irmãos Joesley e Wesley Batista acabou criticado pelos brandos efeitos previstos aos delatores. Os aúdios por eles registrados, por vezes inaudíveis, não foram periciados antes da delação ser aceita. Para o procurador-geral, requerir o inquérito ao Supremo Tribunal Federal serviria para viabilizar a análise dessas gravações, que seriam “apenas uma pequena parte” da colaboração e das evidências que sustentam o acordo.

“Fui taxado de irresponsável. Os irmãos Batista, em troca dos benefícios, relataram o pagamento de propina a quase 2.000 autoridades do país”, argumentou Janot, segundo quem a apresentação de provas “consistentes”, base da ação controlada da polícia, “só foi possível com a adoção daqueles termos”.

Quanto aos questionamentos dirigidos ao Ministério Público Federal na condução do processo, Janot enfatizou que “não foi a nossa instituição que corrompeu a política nacional”. O órgão, ele escreve, atuou “contra as probabilidades de um sistema criminal permissivo” para encarcerar poderosos políticos e empresários e devolver aos cofres públicos quase R$ 1 bilhão até o momento.

Na visão do procurador-geral, “não há caminho mágico” para sair da crise. “Tirar o Brasil do círculo vicioso da corrupção terá um custo, que poderá ser pago agora ou postergado para um futuro distante”, ele escreve. Para Janot, a hora é de mudança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.