Secretaria de Segurança deve assegurar efetivo mínimo de PMs no Ceduc Pitimbu I

MPRN recomenda que Secretaria de Segurança assegure efetivo mínimo de PMs no Ceduc Pitimbu I

Sesed deve manter efetivo de quatro policiais por cada plantão de 24 horas. Comandante da PM deve impedir que policiais sejam remanejados durante o plantão

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) recomendou à Secretaria de Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) e à Polícia Militar que assegurem o efetivo mínimo de policiais por cada plantão de 24 horas para exercer a segurança externa do Centro Educacional (Ceduc) Pitimbu I. Ao todo, devem ser destacados 16 policiais para integrar o efetivo de quatro por plantão. A Sesed e a PM têm 15 dias para cumprir o que foi recomendado pelo MPRN.

A recomendação é originária da 11ª Promotoria de Justiça de Parnamirim e é endereçada diretamente à secretária de Segurança, Sheila Freitas, e ao comandante da PM, coronel Osmar Maciel. Além de assegurar o efetivo mínimo, a Sesed deve garantir a imediata reposição do agente que esteja oficialmente afastado ou que, por qualquer outro motivo, não tenha comparecido ao serviço ou que durante o plantão precisou se ausentar, garantindo o quantitativo mínimo definido.

O comandante geral da PM deve também impedir que comandantes de unidades militares subordinados a ele que autorizem, permitam ou de qualquer forma remanejem policiais que estejam designados para realizar a guarda e policiamento da unidade socioeducativa.

O Ceduc Pitimbu I é uma unidade para atendimento de adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de internação e semiliberdade. Em setembro de 2016, durante audiência de conciliação, foi firmado um acordo entre o MPRN e a Sesed sobre a manutenção do efetivo mínimo nos plantões. Segundo o texto da recomendação, ao longo de 2017, o Ministério Público recebeu diversas reclamações com relação ao descumprimento desse acordo, de modo que era recorrente o Ceduc Pitimbu funcionar com dois ou apenas um policial militar no plantão, colocando em risco a segurança dos adolescentes e dos servidores lotados no estabelecimento socioeducativo.

O documento informa ainda que o gabinete da presidência da Fundação Estadual da Criança e do Adolescente (Fundac), órgão que gerencia o Ceduc, enviou ofício ao MPRN noticiando que a Polícia Militar não vem cumprindo fielmente o acordo. Além disso, em inspeções bimestrais realizadas no Ceduc Pitimbu I foi constatado que a quantidade de mínima policiais não vem sendo respeitada pela Polícia Militar. Na última inspeção realizada pelo Ministério Público, foi verificado que a equipe de policiamento era composta por dois policiais militares.

A Sesed e o comando da PM têm 15 dias para informar ao Ministério Público se vai cumprir a recomendação, devendo encaminhar cópia dos documentos que comprovem o seu acatamento. Caso contrário, deverão, no mesmo prazo, apresentar as devidas razões para não atender ao que foi recomendado, sob pena de serem adotadas as medidas judiciais cabíveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.