Segovia chefe da PF tem elos com Sarney, Gilmar e CBF, diz Folha

Resultado de imagem para Corintiano fanático, Segovia tem elos com Sarney, Gilmar e CBF

Fernando Segovia novo chefe da Polícia Federal fez uma tatuagem do Corinthians e foi ao Japão

Tendo assumido o cargo com a pecha de estar incumbido de blindar políticos e frear investigações, o novo diretor-geral da Polícia Federal, Fernando Segovia, tem gastado parte dos seus primeiros dias explicando as relações com os que o indicaram.

A escolha de Segovia foi vinculada a uma articulação dos ministros Eliseu Padilha e Moreira Franco, do ex-presidente José Sarney e do ministro do TCU Augusto Nardes, chancelada pelo presidente Michel Temer.

Seu período como superintendente da PF no Maranhão, entre 2008 e 2010, faz parte do rol de ligações perigosas que jogaram suspeita na nomeação. Em São Luís, Segovia morou em uma casa alugada de uma família de empresários da construção civil ligada aos maiores caciques do Estado, Sarney e Edison Lobão.

Ficou amigo do dono do imóvel, Inácio Regadas, e próximo do irmão, o patriarca da empresa, Marcos Regadas, dono da Franere Construções, que doou dinheiro a campanhas do PMDB. Segovia diz que a escolha da casa se deu sem saber quem era o dono.

Com a família Sarney, segundo relatos à Folha, os encontros eram esporádicos e em eventos públicos, como festas de um colunista social famoso na capital. As informações são da Folha de São Paulo.

O chefe da PF ainda carrega uma infeliz coincidência: tem como desafeto dos tempos de São Luís o delegado que hoje toca justamente a única investigação em curso sobre Temer, Cleyber Malta.

O inquérito apura se houve irregularidade em um decreto do setor portuário, historicamente de influência do presidente e do PMDB.

Malta comandava inquéritos de desvios de recursos na cidade de Imperatriz (MA) e foi convidado por Segovia a fazer o mesmo no Estado. A oferta de trabalho, porém, não se concretizou da maneira que esperava. Ele quis desistir da remoção, o que não foi aceito.

O caso provocou a abertura de um processo administrativo por Segovia. Para amigos de Malta, tratou-se de perseguição sem motivo. Para o então superintendente, houve quebra de hierarquia.

O novo diretor foi ainda personagem de um episódio envolvendo o ministro do STF Gilmar Mendes, de quem é amigo. Segovia levou uma funcionária do IDP, faculdade de direito que tem o ministro como um dos sócios, para registrar denúncia na PF, logo após o caso JBS se tornar público, em maio.

Dalide Corrêa fez representação para que a conduta de um delegado da Superintendência do DF fosse investigada. Para a diretoria anterior da PF, a preocupação de Gilmar era de que estivessem tentando o investigar sem autorização do STF, o que seria ilegal, por ter foro privilegiado.

Segovia, que conhece Dalide há anos, diz que acompanhou a funcionária do ministro por um pedido de Daiello, versão negada pela antiga cúpula. Gilmar nega ter ajudado na indicação de Segovia.

FUTEBOL

Até no futebol, há relações estreitas com pessoas ligadas ao partido do presidente e investigados.

Corintiano fanático, o novo chefe da PF acompanhou a conquista do bi-Mundial do clube no Japão, em 2012. Foi sozinho ver a equipe comandada por Tite bater o Chelsea. Ele traz no braço direito tatuagem do símbolo do time, feita na Itália em 2015, e diz não usar roupa verde, cor do principal adversário, o Palmeiras.

Frequentador também de jogos da seleção brasileira, o substituto de Daiello foi assistir a diversas partidas com ingressos VIPs dados pela CBF por meio de um lobista famoso em Brasília e diretor da confederação, Vanderbergue Machado, homem ligado ao senador Renan Calheiros (PMDB). Machado e Segovia viraram amigos.

Há investigações no Brasil sobre a CBF. A entidade não quis comentar.

POLÊMICA

A repercussão negativa das primeiras declarações do novo chefe da PF, na semana passada, fez a cúpula da instituição rever estratégias.

O próprio Segovia foi orientado a ser mais discreto e a dar menos entrevistas.

Diante da primeira semana turbulenta do novo diretor-geral, superintendentes e coordenadores que seriam trocados acabaram ficando em seus cargos na tentativa de evitar polêmicas, segundo a Folha apurou. Segovia nega que planos tenham sido refeitos.

Em seu discurso de posse, no último dia 20, ele criticou as investigações que embasaram a acusação de corrupção passiva contra Temer, em razão da delação da JBS.

A pessoas próximas, o diretor responsabilizou a imprensa por ter sido mal interpretado e continuou defendendo enfaticamente que houve pressa e um trabalho mal feito do ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot para concluir que o presidente cometeu crime.

A colegas, Segovia atribui as críticas que vem recebendo e as suspeitas sobre suas ligações com políticos às “viúvas de Leandro Daiello”, em referência aos aliados do ex-diretor-geral, que não conseguiu fazer seu sucessor no cargo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.