Semana do Meio Ambiente abre com atividades de conscientização e conservação

A Semana Estadual do Meio Ambiente no Rio Grande do Norte foi aberta nesta terça-feira, 05, dia mundial do Meio Ambiente. O Governo do RN, através do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA), em parceria com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH), Instituto de Gestão das Águas do Estado do Rio Grande do Norte (IGARN) e Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN) vai realizar ampla programação.

“As atividades são de grande importância. São informativas e educativas e contemplam ações como a conscientização sobre coleta seletiva, destinação de resíduos e conservação de mananciais para crianças e adultos envolvendo as escolas do Estado e outras instituições” afirmou o governador Robinson Faria, no anfiteatro do Parque das Dunas, ao participar da solenidade de abertura do evento, na qual plantou uma muda de ipê.

Robinson Faria ainda destacou a iniciativa do Governo do RN de sanear Natal 100%. Já estamos colhendo os resultados deste trabalho que terá forte repercussão na saúde pública e na despoluição do rio Potengi. O diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento do Meio Ambiente (Idema) Rondinelli Oliveira, acrescentou que, como resultado dos investimentos em saneamento, o estuário do rio Potengi já voltou a ser habitado por tartarugas marinhas e golfinhos. “Isso é sinal de que melhorou muito a qualidade da água”, reforçou Rondinelli.

As atividades da Semana Estadual do Meio Ambiente no RN acontecerão no Parque das Dunas, Cajueiro de Pirangi, Unidades de Conservação e municípios do interior do estado, até 17 de junho. Os eventos oferecem aprendizado de forma interativa e lúdica sobre o meio ambiente.  Crianças e adultos irão se divertir confeccionando brinquedos, máscaras, óculos 3D, caixas para presentes, além de conhecer mais sobre a fauna e flora através das exposições.

Ainda serão oferecidas oficinas de artes, cinemateca, exposições, palestras sobre reciclagem, destinação correta dos resíduos sólidos, conservação dos oceanos, mesa redonda, distribuição de mudas, realização de trilhas, apresentações culturais e a realização do Parque Itinerante, organizado por colaboradores do Parque das Dunas, além da Caravana Ecológica que vai movimentar o município de Jardim de Piranhas.

Também participaram da solenidade no Parque das Dunas, a secretária de Estado da Educação, Cláudia Santa Rosa, secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Mairton França, os diretores do Idema, Rondinelli Oliveira, e do Igarn, Josivan Cardoso, a diretora de operações da Caern, Geni Formiga, a procuradora do Estado, Marjorie Madruga, promotora de Justiça, Mariana Barbalho, superintendente dos Correios, Rodrigo Medeiros e prefeito de Tibau do Sul, Antônio Modesto.

A programação completa pode ser acessada aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.