Semarh libera uso de tecnologias para convivência com a seca no interior

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) está realizando uma série de entregas e liberando o uso de tecnologias para convivência com a seca, em diversos municípios do RN. Na manhã de ontem (23), O Secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Ivan Júnior, liberou o uso de um dessalinizador que vai atender em torno de 325 famílias, na comunidade Sombreiro, em Upanema.

Na mesma cidade, a Semarh já implantou outras duas tecnologias semelhantes, permitindo que o número de pessoas atendidas ultrapasse 4 mil.

Na última sexta-feira (19), a Comunidade Pixoré, na zona rural de Santana do Matos, iniciou o uso de um sistema simplificado de abastecimento de água, que a semarh implantou através do PAT. Nesse município, outras seis comunidades estão recebendo obras pra convivência com a estiagem, que somam investimentos de quase R$ 1 milhão. 

“Buscamos diversas alternativas para estruturar o RN para conviver com a seca e ajudar a mudar a realidade das famílias que são atingidas. Nossa equipe realiza diagnósticos técnicos para eleger as comunidades mais necessitadas e saber qual tecnologia é mais adequada para a localidade” ressalta Ivan.

Os sistemas de dessalinização, as barragens de pequeno porte e os sistemas simplificados de abastecimento de água são implantados pela Semarh, por meio de Programas Federais que visam estabelecer política de acesso à água, como o “Água Doce” (PAD) e o “Água Para Todos” (PAT), que juntos já beneficiaram mais de 22 mil pessoas.

O Secretário disse ainda que a mobilização social e a execução das obras realizadas pela Semarh servem de referência para outros Estados conveniados com os programas federais.

Saquinho do Padre e Sítio Filgueira, nos municípios de Jucurutu e Lagoa Nova, respectivamente, são as próximas comunidades a receberem a autorização de uso dos sistemas simplificados de abastecimento de água implantados pela Semarh. O Ato de entrega acontecerá na próxima quinta e sexta (01 e 02).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.