Semarh promove últimas oficinas sobre Plano Intermunicipal de Resíduos Sólidos

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) está promovendo as últimas oficinas sobre a elaboração do Plano Intermunicipal de Resíduos Sólidos das regiões do Mato Grande e Assú. Os eventos acontecerão amanhã (24), em João Câmara, e na próxima sexta-feira (26), em Ipanguaçu.

O Secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Ivan Júnior, explica que Plano Estadual de Resíduos Sólidos já foi finalizado, bem como os Planos Intermunicipais das regiões Alto Oeste, Agreste e Seridó.

“É muito importante a participação de gestores municipais e da população nesse processo, já que as oficinas influenciam diretamente em investimentos na área de resíduos sólidos, recuperação ambiental e estruturação do projeto de coleta seletiva”, diz ele.

O objetivo das oficinas é validar os planos e as proposições, contratados pela Semarh, para nortear a gestão de resíduos sólidos dos municípios das duas regiões. Na ocasião, serão discutidas com os gestores públicos municipais e com a sociedade civil questões ligadas à destinação correta dos resíduos sólidos, à coleta seletiva, à extinção dos lixões e ao apoio aos catadores de materiais recicláveis.

Em março desse ano, a Semarh promoveu diversas eventos semelhantes, em outros municípios das duas regiões. “O processo de elaboração dos documentos tem sido participativo e democrático, estamos discutindo o tema com o maior número de pessoas possível” ressalta Clara Câmara, Coordenadora de Saneamento e Meio Ambiente da Semarh.

A execução dos Planos intermunicipais do Mato Grande e Assu estão sendo elaborados pela empresa Brencorp.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.