Serra desiste de disputar eleição e abre caminho para Doria

A decisão do senador José Serra (PSDB) de não disputar eleição este ano abriu caminho para o prefeito da capital paulista, João Doria, ser o candidato do PSDB a governador de São Paulo. Há outros dois pré-candidatos à vaga, mas, com a desistência de Serra, Doria passa a ser considerado o favorito na disputa.

Serra tornou pública sua decisão em entrevista ao jornal “O Estado de S.Paulo” na noite de quinta-feira. A direção do PSDB em São Paulo ficou sabendo pela imprensa da desistência do senador, assim como Doria e seus concorrentes tucanos (o secretário estadual de Desenvolvimento Social, Floriano Pesaro, e o cientista político Felipe D’Avila).

– O senador Serra é um homem muito preparado mas decidiu não participar da eleição, o que respeitamos. Temos agora três pré-candidatos e vamos ver como as coisas se encaminham – disse o presidente estadual do PSDB, deputado Pedro Tobias. As informações são de O Globo.

Até o momento, não há sinal de desistências em nome de uma candidatura de consenso. Mas aliados de Doria consideram esta uma questão de tempo. A estratégia agora é ampliar o que estão chamando de “onda pró-Doria”. Nesta semana, o prefeito recebeu o apelo público de parte dos deputados estaduais de São Paulo para que seja candidato. O gesto será repetido por prefeitos e deputados federais.

Todos no partido dizem que a palavra final será do governador Geraldo Alckmin nessa disputa. Não interessa a ele uma divisão no partido em São Paulo, o que poderia fragilizar sua candidatura à Presidência da República.

BASTIDORES

A declaração de Serra de que não será candidato ao governo de São Paulo nem ao Planalto pegou o tucanato de surpresa. Até o anúncio, ele continuava dando sinais trocados em conversas com lideranças do PSDB sobre a disputa eleitoral. Alguns chegaram a comentar nos últimos dias que o senador, ao voltar das férias esta semana, estava se mostrando com apetite para uma eleição. Um tucano bem próximo de Serra, entretanto, vinha dizendo que não acreditava numa candidatura dele. A avaliação chegou ao próprio Doria em um encontro com um amigo de Serra dias atrás.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.