A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte realizou nesta segunda-feira (12) sessão solene para celebrar o Dia do Advogado, comemorado neste domingo, 11 de agosto. Proposta pelo deputado estadual Luiz Eduardo (SDD), a iniciativa busca ressaltar a importância dos advogados que se dedicam à defesa dos direitos e garantias fundamentais de todas as pessoas, independentemente de sua classe social.
“Ser advogado é muito mais do que apenas dominar leis e códigos; é abraçar uma missão de justiça, de lutar pelo que é correto e assegurar que a voz de cada cidadão seja ouvida e respeitada. A atuação do advogado transcende os tribunais, impactando diretamente a sociedade, pois é ele quem defende as liberdades individuais, protege os mais vulneráveis e promove a igualdade perante a lei”, disse o deputado Luiz Eduardo, destacando ainda que a advocacia é um pilar essencial da democracia, assegurando que todos tenham acesso aos instrumentos de construção civilizatória e pleno gozo dos seus direitos como cidadãos livres.
Na ocasião, Luiz Eduardo fez uma reflexão sobre os desafios atuais que a profissão enfrenta em relação às questões jurídicas e à segurança desses profissionais, lembrando o caso da advogada Brenda Oliveira, de 26 anos, assassinada junto ao cliente, em janeiro deste ano. Brenda teve a trajetória profissional lembrada e aplaudida por todos os participantes
“Portanto, para o bem comum e para a construção de um Rio Grande do Norte cada vez mais justo e acessível aos direitos básicos, o nosso desejo é que cada advogado continue a exercer sua função com honra, coragem e dedicação, lembrando sempre que sua luta diária contribui para a construção de uma sociedade mais justa e equitativa”, concluiu o parlamentar.
Foram homenageados os advogados Anna Karina Cavalcante, Artur Lobo Carvalho, Brenda dos Santos de Oliveira (In Memoriam), Dalva Eliza Silva, Flaviano da Gama Fernandes, Janaina Rangel Monteiro, Jonatas Gonçalves Brandão, Kelps Lima (representado por Caio Victor), Leonardo Cruz de Oliveira, Aldo Medeiros (Representando a OAB), Radamires José da Silva, Sebastião Leite Júnior e Valério Marinho.
Emocionado, Valério Marinho, ex-presidente da OAB, homenageou Brenda Oliveira e Miguel Josino (ambos in memoriam). Valério lembrou a bandeira do pai na advocacia, Djalma Marinho, que sempre foi em busca da defesa dos mais necessitados. “Aprendi a lutar pelos pobres. Eu e meus companheiros criamos a Defensoria Pública que até hoje defende os mais humildes. E é por essa bandeira que precisamos lutar”.
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no RN, Aldo Medeiros, destacou a importância da categoria. “A OAB representa uma categoria indispensável à aplicação da justiça. Olho para cada um aqui presente e identifico o trabalho de vocês. Onde houver violação de direito terá alguém preparado para defender”, disse Aldo Medeiros.
Para finalizar, representando os homenageados, o advogado Sebastião Leite Júnior reconheceu o trabalho e a coragem da categoria. “Nós damos voz aos injustiçados. Ser advogado é uma atividade para corajosos e não para quem tem medo. Não aceitamos o que não podemos mudar, estamos mudando o que não podemos aceitar. Precisamos que as pessoas sejam julgadas pelo conteúdo de seu caráter e vamos trabalhar para o fim da morosidade do judiciário”.
Estiveram presentes na sessão, familiares e amigos dos advogados, o deputado Taveira Júnior. Além das autoridades que estiveram na mesa como Celina Marina Lins, Procuradora-geral adjunta do Município; Eduardo Rocha, vice-presidente do TRT; Andréa da Silveira Lima, consultora-geral do TCE; Almirante Alexandre Reis Leite, assessor jurídico do Comando do 3º Distrito Naval e Coronel Ozael Teodósio, assessor parlamentar da Brigada de Infantaria Motorizada.