Sistema da ALRN, Legis Vídeos começa a funcionar na Câmara Municipal de Bauru

O Legis Vídeos, sistema voltado para o gerenciamento e a exibição de vídeos das atividades legislativas e criado pela Diretoria de Gestão Tecnológica da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, já está funcionando na Câmara Municipal de Bauru (SP). Todas as etapas para o funcionamento do sistema foram cumpridas em pouco mais de três meses, logo após a assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre as casas legislativas. Sem custo de implantação, suporte e treinamento, a plataforma digital está disponível para toda a população bauruerense através de link disponibilizado na página inicial do Portal Legislativo (www.bauru.sp.leg.br).

“É um orgulho muito grande ver casas legislativas de fora, utilizando um software genuinamente nosso, desenvolvido 100% pela nossa equipe. E ficamos ainda mais felizes com a perspectiva de outras Câmaras utilizarem esse produto da Assembleia do RN, que está disponível na web para outras casas legislativas”, afirmou o diretor de gestão Tecnológica da ALRN, Mário Sérgio Gurgel.

O presidente da Assembleia Legislativa do RN, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), salientou os convênios que a Casa do RN tem estabelecido com diferentes Legislativos estaduais, como é o caso do Estado de São Paulo, e celebrou a parceria com a Câmara Municipal de Bauru. “É uma satisfação ver o sistema já em funcionamento e auxiliando o trabalho do legislativo de Bauru, fruto do trabalho realizado pela equipe de Gestão Tecnológica desta Casa, ainda antes da assinatura do termo de cooperação técnica com a Câmara Municipal de Bauru”, celebrou o parlamentar.

Com a implantação do Legis Vídeos, a Câmara Municipal de Bauru, torna-se pioneira entre as Câmaras Municipais de todo o País, a utilizar a tecnologia disponibilizada pela Assembleia do Rio Grande do Norte, garantindo aos órgãos de imprensa, assessorias parlamentares e cidadãos o acesso integral e parcial de trechos dos conteúdos gerados a partir dos encontros no Plenário da Casa de Leis de Bauru. “O Legis Vídeos vai trazer mais agilidade organizacional e transparência aos munícipes”, destacou, à época da assinatura do termo, o diretor de comunicação da Câmara de Bauru, Marcelo Malacrida.

Outro aspecto que chama positivamente a atenção para a ferramenta é a praticidade para implantação. Todas as etapas, desde a assinatura do termo, passando pelo treinamento da equipe, instalação e implantação, foram cumpridas de forma remota. “Não precisamos ir até Bauru e nem eles precisaram vir até aqui em Natal. Resolvemos tudo online, o que representa mais uma economia”, destacou o coordenador de gestão de projetos e desenvolvimento de sistemas, Stefano Rozemberg Freire da Silva. “Foi uma parceria muito boa. A Câmara de Bauru possui uma equipe técnica que ficou responsável e o entrosamento no momento da transferência de conhecimento foi muito bom”, completou.

O Legis Vídeos permite o download de vídeos em alta definição, sendo assim uma alternativa para todo o acervo de conteúdo gerado pela TV Câmara de Bauru. Atualmente, a TV legislativa bauruense armazena e disponibiliza os conteúdos apenas na plataforma YouTube, limitando a Casa de Leis à política de privacidade do canal privado.

No Legislativo do Rio Grande do Norte, o sistema funciona desde junho de 2020, disponibilizando todos os vídeos de sessões, audiências, pronunciamentos e demais atividades realizadas no Parlamento. O foco é dar ainda mais transparência ao trabalho desenvolvido pelos deputados estaduais.

O Legis Vídeos é um acesso digital que armazena e disponibiliza todas as sessões ordinárias, extraordinárias, solenes, audiências públicas, frentes parlamentares e reuniões de comissões. A ferramenta também conta com um recurso de edição, que permite ao internauta separar e fazer o download somente do trecho que tiver interesse. Além disso, a busca também é facilitada e intuitiva, sendo de fácil acesso a qualquer usuário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.