Smartphones antigos deixarão de rodar o WhatsApp em 2018

Usuários do WhatsApp que possuem smartphones antigos poderão enfrentar problemas para receber as felicitações de ano novo. A partir do dia 1º de janeiro de 2018, o aplicativo deixará de receber suporte em alguns sistemas operacionais. Segundo a companhia, serão afetados aparelhos com BlackBerry OS e BlackBerry 10, além do Windows Phone 8.0 ou versão anterior.

“Apesar desses aparelhos móveis terem sido uma parte importante da nossa história, eles já não oferecem a capacidade necessária para expandirmos as funções do nosso aplicativo no futuro”, disse a empresa, em comunicado.

Aparentemente, os programas já instalados continuarão funcionando, mas apenas por um tempo, até que uma atualização os torne obsoletos. Contudo, a companhia informa que como “não terá mais desenvolvimento para essas plataformas, algumas funções podem parar de funcionar a qualquer momento”. As informações são de O Globo.

Por isso, a recomendação é que os usuários que possuem esses aparelhos façam a troca por smartphones mais modernos, com versões mais avançadas do iOS, Android ou Windows Phone.

O WhatsApp já encerrou o suporte a aparelhos Nokia Symbian S60 no meio do ano e, no fim do ano que vem encerrará o suporte ao Nokia S40. Para 2020 está previsto o fim do suporte ao Android 2.3.7 e versões anteriores.

Em comunicado, a companhia explica que tais sistemas operacionais eram dominantes no passado, mas perderam espaço rapidamente. Em 2009, quando o WhatsApp foi lançado, cerca de 70% dos smartphones vendidos tinham sistemas operacionais BlackBerry ou Nokia. Agora, Android, iOS e Windows Phone estão em 99,5% dos celulares comercializados.

“Quando olhamos a frente para os nossos próximos sete anos, queremos focar nossos esforços em plataformas móveis que a vasta maioria das pessoas usam”, justificou a empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.