Tasso convoca reunião para tratar sobre sucessão no PSDB

Depois de defender a renúncia definitiva do senador Aécio Neves (PSDB-MG) da presidência do PSDB, o presidente interino do partido, Tasso Jeiressati (PSDB-CE) convocou uma reunião da bancada do Senado para tomar uma posição de consenso sobre a sucessão tucana. Tasso é o presidente interino do partido desde maio, quando Aécio se licenciou do cargo após a divulgação da delação da JBS. Uma convenção nacional está marcada para dezembro para escolher um novo presidente.

No mesmo tom de Tasso, o vice-presidente do Senado, Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) defendeu que Aécio formalize seu afastamento da direção do partido. O mineiro, contudo, tem o apoio para ficar no cargo da ala do partido que defende o governo de Michel Temer.

— Há um consenso na bancada do Senado e da maioria da Câmara dos Deputados com esse pensamento — disse Cássio Cunha Lima, sobre o afastamento de Aécio. As informações são de O Globo.

A Executiva do partido divulgou uma nota, na tarde desta quarta-feira, negando que a votação do Senado envolvesse um acordo em relação à votação da segunda denúncia contra o presidente Michel Temer, que será analisada pela Câmara. O partido está sofrendo um enorme desgaste nas redes sociais desde a sessão desta terça-feira.

— O PSDB não tem nenhum compromisso com o PMDB para salvar o presidente Temer ou quem quer que seja. Zero! — disse Tasso.

O senador defendeu ainda que o processo contra Aécio no Conselho de Ética do Senado tenha prosseguimento, alegando que será o ambiente propício para ele se defender das denúncias de recebimento de propina de R$2 milhões de Joesley Batista.

— Acho que é importante que tenha (o processo contra Aécio) o Conselho sim. É o foro adequado para ele se defender — disse Tasso.

Aécio conversou com o presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), por volta das 15h30, para ser comunicado oficialmente da decisão do Senado. Segundo Eunício, Aécio disse que agora vai tocar sua vida normalmente, como senador.

Até o meio da tarde desta quarta-feira, entretanto, o senador mineiro ainda não tinha reassumido no Senado. Ele foi convidado por Tasso para participar da reunião da bancada.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.