TCU aponta indícios de irregularidades em 72 de 94 obras

Resultado de imagem para tcu

Um total 72 obras, dentre 94 listadas no Orçamento de 2017, apresentam indícios graves de irregularidades, como superfaturamentos, segundo uma auditoria realizada pelo Tribunal de Contas da União (TCU). As 94 intervenções fiscalizadas somam R$ 26,2 bilhões, o equivalente a 32,29% dos recursos destinados a obras públicas no Orçamento deste ano. Segundo os cálculos dos auditores, as medidas corretivas propostas para sanar as falhas podem gerar economia de R$ 3,5 bilhões.

Para 11 dessas obras, o TCU recomendou ao Congresso a paralisação, por apresentarem indícios de irregularidades com potencial de causar prejuízos aos cofres públicos. Dessas, sete também constavam na lista de recomendação de paralisação em relatório do TCU do ano passado.

Dentre as intervenções que receberam a recomendação de paralisação estão a obra da transposição do rio São Francisco, com o objetivo de levar água a municípios de Alagoas; a da usina termonuclear de Angra III, no Rio de Janeiro; e a de trechos do corredor de ônibus radial Leste, de São Paulo.

As informações constam do Fiscobras 2017, relatório anual da Corte sobre fiscalizações em obras públicas. Aprovado quarta-feira (8), o relatório será encaminhado ao Congresso para subsidiar a distribuição dos recursos orçamentários para 2018.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.