Oitenta metros. Esta é a altura do topo de aerogerador de onde dois trabalhadores foram resgatados na tarde de terça-feira (26), em Areia Branca, no Rio Grande do Norte.
Os funcionários faziam a manutenção do aerogerador quando foram surpreendidos por um incêndio.
De acordo com a Neoenergia, empresa proprietária do parque, o incêndio foi rapidamente controlado pela brigada de emergência da empresa. A Neoenergia esclareceu ainda que o elevador da torre eólica estava funcionando, mas não foi acionado por questões de segurança.
Os dois trabalhadores se abrigaram em uma área da torre até a chegada do resgate que foi feito pelo Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte.
Resgate
Segundo o Ciopaer, a equipe foi acionada por volta das 15h45 e estava pronta para a operação em cerca de cinco minutos.
“Prontamente a gente reuniu a equipe, informou ao diretor, debateu as condições, porque é uma operação que não é simples de realizar, e, no limite do tempo, a gente conseguiu decolar e dar o suporte ao Corpo de Bombeiros e ao Samu que estavam no local”, afirmou o piloto da aeronave, sargento Eridson.
Segundo o piloto, o cenário era adverso por causa da força do vento e da proximidade das pás da torre eólica, entre outros fatores.
“Tínhamos um aerogerador que estava há mais de 60 metros de altura e uma situação adversa pelo estado emocional das vítimas, que poderia causar um desdobramento ruim”, declarou o comandante do Ciopaer, coronel Eduardo Franco, que parabenizou a equipe pela operação.