TSE pode obrigar participação de mulheres no comando dos partidos

Está nas mãos da ministra Rosa Weber no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) uma consulta que poderá ampliar a participação das mulheres na direção dos partidos politicos brasileiros.

Elaborada pelo advogado Rafael Carneiro, do escritório Carneiros Advogados, a consulta enviada ao tribunal em nome da senadora Lídice da Mata (PSB-BA), pergunta se a previsão de reserva de vagas para candidaturas de mulheres (artigo 10 da lei 9.504/97) não deve ser aplicada também na composição das comissões executivas nacionais, estaduais e municipais dos partidos politicos.

Caso a resposta seja positiva, a consulta pede que sejam indeferidos pela Justiça Eleitoral os pedidos de registro dos diretórios dos partidos que não tenham reservado 30% da vagas para as mulheres.

“Ter espaço e poder dentro das instâncias partidárias é um passo importante para ampliar efetivamente a presença feminina na política”, afirma Rafael Carneiro, também professor do IDP (Instituto de Direito Público) e coordenador do grupo de estudos que elaborou a consulta, apresentada em 30 de agosto e cuja relatoria no TSE coube à Rosa Weber, única mulher que atualmente integra a Corte. As informações são da Coluna do Estadão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.