Tulio Lemos articula junto à FJA ações culturais para Macau

Ações culturais para Macau e restruturação do Museu José Elviro foram temas da conversa entre o prefeito Tulio Lemos, o chefe de gabinete, Bosco Afonso, e o diretor geral da Fundação José Augusto (FJA), Amaury Júnior, na tarde de ontem (22), em Natal.

Fechada desde a gestão passada, a Casa de Cultura de Macau necessita ser reaberta e voltar a abrigar atividades artísticas das mais diversas. E, para que isso aconteça, o prefeito solicitou ao diretor da FJA apoio e parcerias. As casas de  cultura espalhadas pelo Estado é uma ideia que partiu há alguns anos da FJA e a manutenção é de responsabilidade das prefeituras.

Em paralelo a esse pleito, Tulio Lemos e Amaury Júnior adiantaram que dentro em breve Macau receberá o Projeto Circuito Cinema, que acontece atualmente nas Casas de Cultura, espalhadas pelo Estado. Mas, no caso de Macau, como esse equipamento cultural ainda se encontra fechado, o projeto será levado aos bairros, comunidades e distritos.

O Circuito Cinema disponibiliza mais de 100 filmes nacionais para serem exibidos e foi produzido pela Agência Nacional do Cinema (ANCINE). No Rio Grande do Norte conta com a parceria do Governo do Estado para circular pelos municípios do interior. A coleção intitulada “Cinema Brasileiro Contemporâneo” é composta por filmes variados em gêneros e classificações indicativas, que atende tanto ao público infantil, quanto o adulto.

Na conversa, Tulio também solicitou a Amaury Júnior que possam ser levadas através da FJA oficinas de instrumentos musicais; exposições artísticas e outras atividades a Macau. E que aquele órgão também possa auxiliar em consultoria técnica o Município para que possam ser solicitados junto a editais públicos de fomento ou reestruturação patrimonial, significativos prédios de Macau, como é o caso do Museu José Elviro, que não só necessita de reestruturação física, como de recuperação de seu acervo e da Biblioteca Pública Municipal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.