Ucrânia não descarta queda de avião por míssil, mas trata tema com cautela

O presidente ucraniano Volodymir Zelensky disse hoje que a possibilidade de um míssil ter derrubado um avião da Ukraine International Airlines com 176 pessoas a bordo no Irã não está descartada, mas atualmente não está confirmada, tratando o assunto com cautela. Autoridades dos Estados Unidos e do Canadá disseram acreditar que o avião foi derrubado por um míssil disparado pelo Irã.

“Dadas as declarações recentes dos líderes dos estados na mídia, exortamos todos os parceiros internacionais, especialmente os governos dos Estados Unidos, Canadá e Reino Unido, a enviar dados e evidências relacionados ao desastre à disposição da comissão de inquérito “, afirmou Zelensky em comunicado.
As caixas-pretas do avião serão “abertas” hoje, informou a agência de notícias oficial Irna. Nenhuma informação adicional foi fornecida sobre quem vai examinar os dados das caixas-pretas, mas o chefe da Organização de Aviação Civil do Irã, Ali Abedzadeh, disse que prefere que o país lidere a operação a extração de dados.

O presidente ucraniano também disse que planeja discutir a investigação com o secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo.

“Nosso objetivo é estabelecer a verdade inegável”, acrescentou Zelensky. “Consideramos responsabilidade de toda a comunidade internacional dar respostas para as famílias das vítimas”.

“O valor da vida humana é maior do que quaisquer motivos políticos”, disse.

Jornal exibe vídeo que mostra avião explodindo

Um vídeo publicado hoje nas redes sociais mostra o momento em que o voo PS752 da Ukraine International Airlines teria sido atingido por um míssil nos arredores de Teerã, no Irã. O jornal The New York Times divulgou as imagens e informa que elas são legítimas.

A gravação mostra um clarão no avião, que não explode totalmente. A aeronave seguiu no céu por alguns minutos, tentando retornar ao aeroporto na capital iraniana.

Ontem, o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, afirmou ter informações de que o avião civil foi abatido por um disparo de responsabilidade do Irã. O presidente norte-americano Donald Trump disse que “alguém pode ter cometido um erro”, levantando mais suspeitas sobre o caso.

Já o chefe da Organização de Aviação Civil do Irã, Ali Abedzadeh, chamou de “rumores ilógicos” a alegação de que o avião teria sido atingido por um míssil. “Cientificamente, é impossível que um míssil atinja o avião ucraniano”, disse, segundo a agência Isna.
176 mortos

O voo PS752 da Ukraine International Airlines decolou às 6h10 de quarta-feira (23h40 de terça-feira no horário de Brasília) do aeroporto Imã Khomeini, em Teerã, com destino ao aeroporto Boryspyl de Kiev. O Boeing 737 transportava 176 pessoas: 82 iranianos, 63 canadenses, dez suecos, quatro afegãos e três britânicos. Outros 11 eram ucranianos, incluindo os nove tripulantes. Ao menos trinta vítimas eram da região de Edmonton, Canadá, que acolhe uma importante diáspora iraniana.
Segundo a lista de passageiros, pelo menos 25 tinham menos de 18 anos. Treze deles eram estudantes da Universidade Sharif, em Teerã, uma das mais prestigiadas do país, segundo a agência Isna.
Tensão entre EUA e Irã

O acidente com o avião da Ukraine International Airlines ocorre em um momento em que o Oriente Médio atravessa um sério período de tensão com os Estados Unidos e logo após Teerã disparar mísseis contra as forças americanas no Iraque, em retaliação ao assassinato do general iraniano Qassim Suleimani. No entanto, até o momento, nada indica que esses eventos estejam relacionados. Zelensky, advertiu para o risco de qualquer “especulação”.

O aiatolá Ali Khamenei, o guia supremo iraniano, transmitiu no Twitter suas “sinceras condolências” às famílias das vítimas deste acidente “desastroso”. A embaixada ucraniana no Irã emitiu um comunicado no qual menciona uma “pane em um motor da aeronave, devido a razões técnicas”, e dizendo excluir “a tese de um ataque terrorista”.

Imagens amadoras veiculadas pela mídia estatal iraniana mostram o Boeing em chamas perdendo altitude e explodindo com o impacto no solo. Especialistas em aviação descartam a possibilidade de que o aparelho tenha sido abatido. “O avião estava subindo (…) na direção certa, o que significa que algo catastrófico aconteceu”, mas não “uma bomba, ou pane catastrófica”, observou Stephen Wright, professor da Universidade de Tempere, na Finlândia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.