UTIs de hospitais públicos e privados para Covid estão lotadas no RN

O Rio Grande do Norte se aproxima do “limite” da capacidade de abertura de novos leitos para Covid-19. A informação foi dada pelo secretário adjunto da Secretaria do Estado de Saúde Pública (Sesap), Petrônio Spinelli, durante coletiva de imprensa na manhã desta segunda-feira, 1º de junho. Desde o começo da pandemia, 156 leitos críticos, quase o triplo da quantidade inicial que havia sido planejada pelo Governo do Estado, já foram abertos para tratar os pacientes com a doença.

Novos leitos devem ser abertos em Mossoró, Macaíba e Natal, entretanto, as autoridades temem que, com o número crescente de pacientes necessitados de leitos críticos, a abertura não seja suficiente. Até esta segunda-feira, o Rio Grande do Norte possuía 584 pessoas internadas, 284 delas ocupando leitos críticos nas redes pública e privada.

“A capacidade de abrir leitos nos hospitais do Estado está chegando a um ponto de limitação. Entre os municípios, eles vão precisar ter as suas UPAs e áreas de estabilização funcionando plenamente”, disse Petrônio Spinelli. De acordo com ele, o Estado tem planos de abrir, ainda esta semana, 10 leitos no Hospital São Luiz, em Mossoró, e outros 10 leitos no Hospital João Machado, em Natal.

“A abertura de leitos de UTI é uma luta incessante, progressiva e difícil. Envolve insumos, respiradores, estrutura física e pessoal qualificado, que está se tornando cada vez mais difícil. Existem empresas, Prefeituras, setores privados, todos buscando contratar profissionais”, disse o secretário adjunto. Além disso, o Hospital da Polícia de Mossoró deverá ser aberto para servir de retaguarda, atendendo casos que não sejam de Covid-19 na média complexidade.

Em Natal, a taxa de ocupação hospitalar da rede estadual atingiu 98% no início da noite desta segunda-feira. Em Mossoró, no Oeste, a rede está 100% ocupada. Em Pau dos Ferros, no Alto Oeste, 100% de ocupação. Ao longo desta semana, Sesap/RN pretende expandir para 10 o número de leitos e UTI no Hospital Regional Dr. Cleodon Carlos de Andrade, em Pau dos Ferros. No Seridó, que passou por uma ampliação de leitos na semana anterior, está com 54,5% de ocupação.

Hospitais privados
Nos hospitais privados da capital, a situação não é tão diferente. O Hospital do Coração, em Lagoa Nova, que possui 14 leitos de UTI específicos para a Covid-19, está com 90% de seus leitos ocupados. A unidade hospitalar pretende expandir, ao longo desta semana, a quantidade desse tipo de leito para 20. O Hospital Rio Grande, em Tirol, dispõe de 20 leitos para os pacientes com a doença provocada pelo novo coronavírus. Todos estão ocupados.

De acordo com a assessoria de imprensa do Hospital Rio Grande, os gestores da unidade hospitalar estão trabalhando com a possibilidade de expansão do número de leitos. Há um trabalho específico no Pronto Socorro, para garantir que os pacientes que não estão infectados com a Covid-19 possam continuar a ser atendidos sem prejuízos ou riscos de contaminação.

A Unimed Natal informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que o Hospital da Unimed, também em Lagoa Nova, está trabalhando “próximo do limite da capacidade instalada no momento”, e já está colocando em prática o plano de contingência para abertura de novos leitos, o que deve ser feito ainda esta semana.

A empresa ressaltou, ainda, as dificuldades envolvidas na abertura de novos leitos, principalmente no que diz respeito à operacionalização de recursos humanos. “A Cooperativa reforça que, diante da dificuldade para abertura de novos leitos de terapia intensiva, é fundamental a manutenção do isolamento social, do uso das máscaras e da higenização adequada das mãos e objetos para evitar contaminação pelo novo Coronavírus,” ressaltou a Unimed Natal em nota enviada à TRIBUNA DO NORTE.

Veja abaixo um panorama dos leitos de Covid-19 no RN

Oeste – Mossoró
Hospital Reg. Dr. Tarcísio de Vasconcelos Maia
20 leitos de UTI
100% de ocupação

Hospital São Luiz Ltda.
20 leitos de UTI
100% de ocupação

Alto Oeste – Pau dos Ferros
Hospital Reg. Dr. Cleodon Carlos de Andrade
6 leitos de UTI
100% de ocupação

Seridó – Caicó
Hospital Reg. Telecila Freitas Fontes
12 leitos de UTI ocupados
10 leitos de UTI disponíveis
54,55% de ocupação

Metropolitana – Natal
Hospital Dr. Luiz Antônio
18 leitos de UTI ocupados
1 leito de UTI bloqueado
100% de ocupação

Hospital Central Cel. Pedro Germano
12 leitos de UTI ocupados
9 leitos de UCI ocupados
2 leitos de UCI disponíveis
4 leitos bloqueados
90,48% de ocupação

Hospital Municipal de Natal
9 leitos de UTI ocupados
22 leitos de UCI ocupados
7 leitos bloqueados
100% de ocupação

Hospital Rio Grande
6 leitos de UTI ocupados
3 leitos bloqueados
100% de ocupação

Hospital de Campanha SMS Natal
4 leitos de UTI ocupados
3 leitos de UCI ocupados
1 leitos bloqueado
100% de ocupação

Hospital Giselda Trigueiro
31 leitos de UCI ocupados
2 leitos de UCI ocupados
2 leitos bloqueados
93,94% de ocupação

Fontte: Regula – RN / Sesap/RN

*Tribuna do Norte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.