UTIs pediátricas para Covid no RN chegam a 83% de ocupação

O Rio Grande do Norte registra 83% de ocupação nas UTIs pediátricas de atendimento crítico de covid-19 devido ao avanço da variante Ômicron. Atualmente, o estado dispõe de seis leitos críticos, cinco dos quais ocupados, e 23 leitos clínicos, com planos de expansão sendo implementados pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap).

A lista de espera  por leitos conta com oito crianças, cinco aguardando UTI e três casos para enfermaria. Segundo dados do RN+Vacina, a faixa etária de 5 a 11 anos conta com público alvo de 335.093 pessoas no RN. 27.017 desses já receberam a primeira dose da vacina, correspondendo a 8% de cobertura. A Sesap reforça a necessidade de vacinação das crianças para prevenir casos de internação.

Em comunicado emitido nesta quarta-feira (26), a Secretaria anunciou que irá ampliar a rede de leitos pediátricos diante do quadro epidemiológico da covid-19. “Atuando em regime de força-tarefa, a gestão reverterá todos os leitos de UTI do Hospital Pediátrico Maria Alice Fernandes para síndrome respiratória, com ênfase na covid-19, passando de três para dez leitos. A reversão acontecerá a partir da disponibilidade de recursos humanos e equipamentos. Nos próximos dias, haverá ainda a ampliação de seis leitos críticos e a reversão de 21 leitos clínicos. Assim, ao final do trabalho, serão 16 leitos críticos e 23 leitos clínicos exclusivos para tratamento de casos de covid-19 e síndrome respiratória não covid em menores de idade”, informam em nota.

De acordo com a secretária-adjunta Lyane Ramalho, são três leitos críticos no HMAF (ocupados) e três no Hospital Wilson Rosado, em Mossoró (uma vaga disponível). “Os internados são crianças lactentes jovens, geralmente menores de 3 anos na sua maioria. Temos oito aguardando na lista de espera, sendo cinco casos para leitos críticos de UTI e três casos para leitos de enfermaria. A faixa etária varia de 0 a 14 anos. Contamos com 23 leitos clínicos no Maria Alice Fernandes para covid-19 e síndromes gripais.”, comenta.

O infectologista Kleber Luz ressalta que a vacinação é de extrema importância para proteção das crianças em meio ao cenário epidemiológico em que vivemos. “Quando você vacina uma criança, ela vai ter uma chance menor de adoecer, mas, se adoecer, a probabilidade de apresentar uma forma leve da doença é significativamente maior. Os números apontam para um aumento de casos em UTI de crianças com covid. As vacinas são seguras e sempre serão a melhor forma de proteção”.

“Tivemos mais de duas dezenas de crianças que morreram por covid-19 aqui no Rio Grande do Norte, sendo a doença imunoprevenível que mais matou. Se o vírus circula de forma muito intensa no grupo pediátrico, alguns casos vão apresentar complicações, seja porque elas tem uma doença de base ou porque podem desenvolver a síndrome inflamatória multissistêmica. Muitas vezes as crianças podem ter alguma condição que ainda não foi clinicamente manifesta”, pontua o médico.

Fonte: Portal Grande Ponto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.