A procura pela vacina da dengue cresceu aproximadamente 370% no início deste ano, entre janeiro e fevereiro, em comparação com os dois últimos meses de 2023, em algumas clínicas de Natal. Atualmente, de acordo com as empresas, não há doses disponíveis na rede privada para imunizar novas pessoas.
Em algumas unidades, a 2ª dose, necessária para completar o esquema, está reservada para quem tomou a 1ª, mas há unidades que utilizaram todo o estoque e que aguardam novas remessas para, pelo menos, vacinar quem iniciou o esquema com uma dose. O preço da vacina na rede particular varia de R$ 350 a R$ 495 cada dose.
Seja por meio da Associação Brasileira de Clínicas de Vacinas (ABCVAC), Sociedade Brasileira de Imunizações (SBim) ou contato direto com a farmacêutica japonesa Takeda Pharma, que produz a vacina Qdenga, as clínicas particulares tentam conseguir novos lotes para vacinar novas pessoas, em paralelo com a campanha de imunização coordenada pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Sistema Único de Saúde (SUS).
Tribuna do Norte