No último dia 17 de maio, em alusão ao dia 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, com o apoio do Conselho Tutelar, CMDCA, programas, projetos sociais e escolas do município, a vereadora Fabielle Bezerra, participou de um manifesto, alertando para os riscos a que estão submetidas nossas crianças, convocando toda a população para enfrentar essa luta diária, que envolve esse tema tão complexo. A proposta da campanha é mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes.
No Brasil, a prevenção e o enfrentamento a esse grave problema demandam a articulação de ações intersetoriais com o objetivo de proteger as vítimas e responsabilizar os agressores, bem como conscientizar a população sobre formas de identificar e denunciar os casos suspeitos.
A vereadora Fabielle é engajada nessa causa e vem realizando um trabalho enquanto poder legislativo, voltado pra crianças e adolescentes, é propositura da vereadora, a Frente Parlamentar da Criança e do Adolescente – FRENCAD, publicada no diário oficial do dia 14/05/18, resolução 06/2017.
Segundo a vereadora “não podemos ser coniventes com crimes dessa natureza… e calar-se é uma triste forma de permitir tamanha crueldade! Juntos, podemos fazer bonito por nossas crianças e adolescentes! Diante de qualquer sinal de abuso ou exploração, disque 100. Esquecer é permitir, lembrar é combater! `
É importante lembrar que a data de 18 de maio não foi escolhida aleatoriamente, ela dá visibilidade a um crime bárbaro que chocou o Brasil, em 1973, quando a menina Araceli Cabrera Sanches, de 8 anos, no Espirito Santo foi sequestrada, drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma tradicional família capixaba. O crime ficou impune.
O evento ocorrido no dia 17 de maio, foi um momento extremamente importante dentro da programação do município em alusão ao 18 de maio, foi um encontro de conscientização e luta contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, juntamente com as famílias assistidas por programas e projetos sociais.