Vereadora Fabielle Bezerra participa de ações da Campanha Outubro Rosa em Assu

Em 06 de junho/2017, a vereadora Fabielle Bezerra divulgou a lei proposta pelo seu mandato e aprovada pela Câmara Municipal de Assú, conforme a edição de n.º 3189 do Diário Oficial do Município de 1° de junho de 2017, a Lei que inclui no Calendário Municipal de Eventos a campanha de prevenção ao câncer de mama e do colo uterino denominada Outubro Rosa. Desde então, todo os anos no mês de outubro, além da divulgação da campanha, são realizadas diversas ações que incluem a realização de palestras e eventos nas Unidades Básicas de Saúde – UBS, visando ampliar a conscientização acerca da importância do autoexame.

A vereadora destaca que, durante o mês da campanha, também se tem como objetivo divulgar os direitos assegurados pela Lei Federal n.º 11.664, de 29 de abril de 2008, que dispõe sobre a efetivação de ações de saúde que assegurem a prevenção, a detecção, o tratamento dos cânceres de mama e do colo uterino, no âmbito do Sistema Único de Saúde – SUS.

No Brasil diversas mulheres padecem com o câncer de mama e do colo do útero, sendo primordial o alerta para a descoberta precoce da doença, possibilitando tratamento imediato e consequente redução de riscos, e o outubro Rosa visa conscientizar a população feminina e a sociedade em geral, sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama doença que quando diagnosticado precocemente tem mais de 90% de chance de cura.

Em Assu aconteceu a Caminhada do outubro rosa, um evento que contou com as mãos de muitas pessoas dispostas a construírem cenários de dignidade da vida de nossas mulheres, relata a vereadora. De modo muito especial, agradecemos a todos os profissionais e colaboradores que lá estavam presentes em uma ação cidadã e cheia de amor, finaliza a vereadora que abraça com compromisso a campanha mundial chamada ‘Outubro Rosa’, promovendo realmente políticas públicas de saúde para a população.

De acordo com o Calendário Municipal de Eventos em relação ao outubro rosa, além da caminhada, a população teve acesso a diversos serviços gratuitos, em uma grande ação de cidadania. Nos dias de 25 a 27 de outubro, das 7h às 17h, haverá uma unidade móvel do Grupo Reviver junto ao Centro Clínico realizando um Mutirão de Mamografias. O público-alvo dessa ação é de mulheres com idade entre 50 e 69 anos.

O objetivo é fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para o rastreamento e diagnóstico precoce do câncer de mama que é o segundo tipo que mais acomete mulheres brasileiras, representando em torno de 25% de todos os cânceres que afetam o sexo feminino. Para o Brasil, foram estimados 59.700 casos novos de câncer de mama em 2019, com risco estimado de 56 casos a cada 100 mil mulheres.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.