Vereadores decidem por gratuidade para idosos a partir de 60 anos em até cinco anos

Vereador Sandro Pimentel (PSOL) é o autor da emenda da gratuidade  — Foto: Elpídio Júnior/Assessoria de Comunicação

A Câmara Municipal de Natal (CMN) decidiu a gratuidade no transporte público deve ser garantida para idosos a partir dos 60 anos em até cinco anos após a assinatura do contrato de concessão de operação do transporte de ônibus. Atualmente o benefício só é assegurado para quem tem 65 anos ou mais.

A decisão aconteceu durante a continuidade, na tarde desta terça-feira (4), das votações das emendas ao projeto de lei que vai viabilizar a licitação dos transportes públicos da capital potiguar.

O autor da emenda, vereador Sandro Pimentel (PSOL), acredita que a modificação vai “corrigir uma distorção”, uma vez que o projeto original, enviado pela prefeitura, só garantia a gratuidade para idosos de 60 anos após 10 anos de concessão dos serviços.

“Todas as medidas apresentadas colocaram a gratuidade dos 60 anos. Só que a da Prefeitura só dava essa gratuidade após 10 anos. Na quinta-feira passada o governo queria manter 10 anos. Hoje, o governo conseguiu avançar e entender que precisamos de menos tempo. Quem ganha são os idosos, que não ficarão reféns de ter acesso a uma gratuidade só daqui a 10 anos. Por isso, estamos satisfeitos em aprovar esse prazo, que já deveria estar sendo contado desde a última licitação, mas que até agora não começou”, declarou o vereador.

A emenda foi aprovada com 20 votos favoráveis, um contrário e duas abstenções. Os vereadores Franklin Capistrano (PSB) e Eleika Bezerra (PSL), coordenador e vice da Frente Parlamentar do Idoso, optaram por se abster das discussões.

Após a votação da emenda, a sessão foi suspensa. Ela deve ser retomada nesta quarta-feira (5), já para conclusão da votação em torno da Licitação dos Transportes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.