Vice da Câmara prolonga sessão para aprovar municípios de seu estado na Sudene

Mineiro, o vice-presidente da CâmaraFábio Ramalho (PMDB-MG), aproveitou o status de interino no comando da Casa devido a uma viagem internacional de Rodrigo Maia (DEM-RJ) e prolongou a sessão desta terça-feira até conseguir aprovar a inclusão de dezenas de municípios mineiros na área da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).

Entre os beneficiados está Governador Valadares, cidade que tem um índice de desenvolvimento humano acima da média do estado. A medida contempla ainda três municípios do Espírito Santo e poderá permitir que todas essas cidades tenham mais acesso a benefícios e recursos. Atualmente, já existem alguns poucos municípios dos dois estados na Sudene.

Ramalho defende a votação da proposta há muito tempo. Ele chegou a brigar com colegas mineiros que usavam o microfone antes de iniciar a votação, o que poderia impedir a aprovação. As informações são de O Globo

Poucos parlamentares nordestinos se posicionaram claramente contra a matéria. O deputado José Carlos Aleluia (DEM-BA) foi o mais eloquente:

— Esse projeto é contra o Nordeste. Os nordestinos que votarem a favor desse projeto vão ter de explicar para seus eleitores.

Ramalho chegou a discutir com o deputado baiano quando este não parou de falar mesmo tendo o microfone cortado.

— Vossa Excelência não está respeitando o plenário — disse Aleluia.

— Me respeita — gritou Ramalho.

Os dois prosseguiram repetindo as frases por algumas vezes.

No fim, foram 294 votos a favor do projeto, mais que os 257 necessários. O texto segue para análise do Senado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.