Walfredo fecha leitos de Unidade de Terapia Intensiva

Resultado de imagem para com deficit walfredo fecha serviços

O déficit no quadro de servidores do maior hospital de trauma do Rio Grande do Norte, o Monsenhor Walfredo Gurgel, em Natal, está levando ao gradual fechamento de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e até alas inteiras da unidade hospitalar. Somente de enfermeiros, a quantidade é 46% menor do que o previsto pelo hospital. Hoje, 100 estão trabalhando e seria necessário mais 87 profissionais, segundo a Tribuna do Norte.

A falta de técnicos é menos acentuada, a insuficiência é de 120 pessoas, 13% a menos do que o previsto para o hospital. Na semana passada, por falta de pessoal, a UTI cardiológica encerrou as atividades e a enfermaria do quinto andar foi desativada. Na manhã de ontem (03), ela servia de depósito para caixas insumos.

O cenário pode ficar ainda mais grave nos próximos meses e levar a um eventual fechamento de novos leitos. Dos 1.787 servidores estaduais que trabalham no hospital, mais da metade está com tempo de serviço ou idade suficiente para se aposentar. “O Estado sabe e todo mundo sabe do déficit de funcionários na saúde, e aqui no Walfredo Gurgel principalmente de enfermeiros e técnicos de enfermagem, porque a categoria médica conseguimos suprir com as cooperativas”, explicou a diretora geral do hospital, Fátima Pereira Pinheiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.