A deputada Carla Zambelli (PL-SP) usou suas redes sociais nesta quarta-feira (3) para pedir desculpas à deputada Benedita da Silva (PT-RJ) após se referir a ela como “Chica da Silva” durante uma transmissão ao vivo. Francisca da Silva de Oliveira, conhecida como Chica da Silva, foi uma escrava alforriada que inspirou novelas e filmes.
“Deputada Benedita, conforme já conversamos e eu me desculpei pela confusão no nome, a senhora sabe que isso não foi minha intenção de ofendê-la. Pelo contrário, reconheço a trajetória de coragem e determinação de Chica da Silva. Um abraço”, escreveu Zambelli.
O comentário de Zambelli ocorreu durante críticas sobre sua participação limitada na Reunião de Mulheres Parlamentares do P20, realizada em Maceió e organizada pela Câmara dos Deputados. “Eu não vou falar porque provavelmente… não sei por que eu não vou falar. Parece que já foi montada pela Secretaria da Mulher, que é a Chica da Silva”, disse a parlamentar. Benedita é coordenadora-geral da bancada feminina da Câmara.
A declaração gerou reações. O ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, destacou que Benedita é uma das maiores referências da política nacional e uma inspiração para aqueles que lutam por um país democrático, desenvolvido e sem racismo. “Deputada Benedita, amamos a senhora e sempre estaremos ao seu lado”, acrescentou.
O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, também se pronunciou, expressando solidariedade à deputada e afirmando que não podemos aceitar que discursos racistas e de ódio encontrem espaço em nossa sociedade, especialmente vindos de parlamentares que devem seguir uma conduta ética e exemplar.
Em entrevista ao R7, Carla Zambelli afirmou que não houve estresse algum. Segundo ela, foi apenas uma confusão ao se referir a Benedita e ela procurou a colega para pedir desculpas, recebendo uma resposta positiva.
“O que aconteceu foi que eu fiz um vídeo, estava ao vivo, acabei chamando a Benedita de Chica. E aí fui pedir desculpas para ela por ter confundido o nome dela, hoje, e ela pegou e me disse assim: ‘Não, Carla, não tem problema nenhum. Inclusive me senti até lisonjeada porque a história da Chica da Silva é uma história bonita’”, explicou Zambelli.
R7