ABC tem 83,6% de risco de rebaixamento para a Série C, diz UFMG

O ABC fechou o primeiro turno na lanterna da Série B do Campeonato Brasileiro, com 12 pontos. Em 19 rodadas, foram duas vitórias, seis empates e 11 derrotas.

Hoje, de acordo com o departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o ABC tem 83,6% de risco de queda para a Série C (veja as projeções da Série B).
ABC termina primeiro turno com uma das piores campanhas dos últimos 10 anos — Foto: Alexandre Lago

ABC termina primeiro turno com uma das piores campanhas dos últimos 10 anos — Foto: Alexandre Lago

O Alvinegro tem, portanto, mais 19 jogos para escapar do rebaixamento. Para isso, precisa alcançar um aproveitamento semelhante ao de equipes que brigam na parte de cima da tabela (fazer entre 32 e 35 pontos dos 57 possíveis).

Em 2022, o Novorizontino foi o primeiro time fora do Z-4, com 44 pontos. O primeiro rebaixado, na 17ª posição, foi o CSA, com 42.

Todo lanterna do primeiro turno cai?

Levantamento feito pelo ge mostra que apenas cinco equipes que encerraram o primeiro turno na lanterna da Série B – no formato de pontos corridos – conseguiram se salvar do rebaixamento. O ABC, inclusive, é uma delas, em 2013. Os outros times são Remo (2006), Ceará (2015), Guarani (2019) e Vila Nova (2022). O Vila, à época, era treinado por Allan Aal, que hoje está no Alvinegro de Natal.

Pontuação dos lanternas do primeiro turno na história da Série B
ANO CLUBE PONTOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.