ABC tem pior início de competição das últimas cinco aparições na Série B; compare

*Por Jessyanne Bezerra- Repórter (TN)

O começo no Campeonato Brasileiro Série B do ABC pode ter levantado desconfiança em parte da torcida. E não é para menos: em cinco partidas, o alvinegro somou apenas um ponto, tendo assim 6% de aproveitamento. O número assusta, assim como a campanha do alvinegro neste início de Série B. O alvinegro disputou a Segundona em 2012, 2013, 2014, 2015 e 2017. Inserindo os números da temporada 2023, o ABC tem o pior aproveitamento das últimas participações nesta divisão.

Em nenhuma das últimas cinco vezes que esteve na série B, o ABC obteve um desempenho tão baixo. Em 2012, o ABC estreou na Segundona com empate de 1 a 1, contra o Boa-MG, fora de casa. Até a quinta rodada, somou cinco pontos, com dois empates e uma vitória, além de duas derrotas. Com esse prospecto, o Mais Querido teve o aproveitamento de 33,3% nas cinco primeiras rodadas da Série B, conquistando cinco pontos de 15. Nesta temporada, o ABC finalizou o campeonato em 12°, com 42 pontos.

Já no ano seguinte, em 2013, o Alvinegro finalizou o torneio em 14º lugar, somando 46 pontos. A Série B daquele ano contava com Palmeiras, Chapecoense, Sport, Ceará e América. A sequência do alvinegro nas cinco primeiras partidas foram três derrotas e dois empates, somando ao final da quinta rodada dois pontos, com aproveitamento 13,3%.

Em 2014, o alvinegro iniciou o Brasileirão fulminante, tendo o melhor aproveitamento de todos os anos analisados: 66,6%. Foram 10 pontos conquistados de 15 disputados, resultados de três vitórias, um empate e uma derrota. Naquele ano, o ABC conseguiu se manter na Série B, finalizando o campeonato em 14° com 48 pontos.

Já em 2015, um ano para o torcedor abcedista esquecer. A temporada que marcou o rebaixamento do alvinegro para a Série C, também contava com equipes que o ABC está enfrentando em 2023. A Série B daquele tinha CRB, Criciúma, Vitória, Sampaio Corrêa e Ceará. Finalizou o campeonato em 18º e nas cinco primeiras rodadas teve aproveitamento de 53,3%, conquistando oito pontos de 15 disputados, com dois empates, duas vitórias e uma derrota.

O retorno para a Segundona só veio em 2017. No ponta pé inicial daquele ano, o ABC finalizou a quinta rodada somando oito pontos, sendo dois empates, duas vitórias e uma derrota, de 15 pontos possíveis, representando assim 53% de aproveitamento. A equipe potiguar terminou o campeonato m 19º, com apenas 34 pontos. Após isso, o alvinegro passou cinco anos para retornar a Série B.

Na campanha deste ano, nas cinco primeiras rodadas, o ABC perdeu quatro e empatou uma. Dessa forma, ocupa a lanterna da Série B. Na quarta-feira (10), enfrenta o América, na Arena das Duna, pela final do Campeonato Potiguar. E no domingo (14), encara o Botafogo/SP, no Frasqueirão, às 20h30. A Jovem Pan News Natal irá transmitir as partidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.