A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) informou, por meio de nota, que foi notificada, nesta sexta-feira (28), sobre um caso suspeito de contaminação pela bactéria Burkholderia mallei, que causa a doença conhecida como mormo. O paciente está internado em uma unidade de saúde privada em Natal. O caso está em investigação, foram feitas coletas para exames e o homem segue em isolamento.
O mormo é uma zoonose infectocontagiosa que atinge equinos (cavalos, burros e mulas) e pode ser transmitida a outros animais e ao ser humano por meio de contatos com animais infectados.
Em matéria publica pela TRIBUNA DO NORTE, no início deste mês, apontou que Laboratório Saffary, credenciada pelo Ministério de Agricultura e Pecuária, mostram que o Rio Grande do Norte registrou 20 casos positivos da doença mormo em animais, distribuídos em nove municípios, nos últimos 45 dias. O número de casos da zoonose – que atinge principalmente equídeos, como cavalos, jumentos, etc – equivale ao registrado nos últimos sete anos em território potiguar e corresponde aos casos confirmados por meio de exames.
Nos últimos 30 dias, conforme a associação de laboratórios credenciados para realizar o exame no Brasil, a Rede-Pnse, mais de 370 casos de mormo foram confirmados no país.