Com suspeita de intoxicação, médicas são internadas em UTI após consumir peixe em restaurante

Uma possível intoxicação provocada por toxinas existentes em peixes é apontada como motivo para internação de duas médicas na UTI de um hospital da capital após terem consumido o animal em um restaurante da cidade junto com outras amigas, que não consumiram peixe.

A principal suspeita é que o fato tenha ocorrido por causa da ciguatera, que é uma intoxicação provocada por toxinas existentes em peixes e os sintomas, segundo a Coordenadoria dos Institutos de Pesquisa (CIP) da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, pode ser desordens gastrointestinais (dores abdominais; náuseas; vômitos e diarreias), neurológicas (dores de cabeça e musculares) e cardiovasculares.

A vigilância sanitária estadual está investigando o caso. De acordo com Nota Informativa da Secretaria Estadual de Saúde (Sesap), “as ciguatoxinas não têm cor, sabor ou cheiro e não podem ser destruídas pelo cozimento ou congelamento convencional. Não há tratamento específico para a Ciguatera. Sendo assim, caso o peixe esteja contaminado, técnicas de resfriamento e/ou cocção e nem mesmo a digestão, são capazes de impedir o desenvolvimento da Ciguatera”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.