Crusoé: O bonde de ministros de Lula no Gilmarpalooza só cresce

O presidente Lula assinou, até esta quinta-feira, 20, a autorização para que cinco ministros e o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, viajem a Lisboa na próxima semana. O destino de todos é o mesmo: Lisboa, onde os ministros são convidados do Fórum Jurídico organizado pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), fundado e comandado pelo ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Até agora, estão autorizados a ir para o Gilmarpalooza, como o evento é conhecido, as ministras da Igualdade Racial, Anielle Franco; da Advocacia-Geral da União (AGU), Rodrigo Messias; da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos; da Controladoria-Geral da União (CGU), Vinicius Marques de Carvalho; e dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho. Todos viajarão com ônus — isto é, com passagens, hospedagens e diárias custeadas pelas suas respectivas pastas.

A partir do dia 26 de junho, a capital portuguesa recebe o quem-é-quem da política e do judiciário brasileiro, para discutir questões relevantes da Justiça brasileira — longe, no entanto, dos olhos do público brasileiro.

A lista de nomes que estarão em palestras e eventuais jantares com empresários, advogados e lobistas é interminável: seis dos 11 ministros do STF; 12 dos 33 ministros do Superior tribunal de Justiça (STJ); sete dos nove ministros do Tribunal de Justiça (STJ); governadores de nove dos 26 estados (e Ibaneis Rocha, do Distrito Federal), assim como os presidentes da Câmara e do Senado.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.