Feirão de empregabilidade do Senac liga capacitação a oportunidades

O Feirão de Empregabilidade, promovido nesta quarta-feira (14) pelo Senac RN, reuniu cerca de 30 empresas com a oferta de aproximadamente 1.700 vagas de trabalho. A ação, que ocorreu na Cidade Alta, no Centro de Natal, integra a programação da “Semana S”, maior evento integrado do Brasil, promovido no estado pelo Sistema Fecomércio RN, Sesc e Senac. A feira teve como foco principal aproximar das oportunidades disponíveis no mercado as pessoas que estão em busca de empregos.

A feira recebeu públicos diversos, desde adolescentes que estão concluindo o ensino fundamental até profissionais com ensino superior em busca de recolocação no mercado. Para todos os perfis, a organização ofereceu orientação profissional, elaboração de currículos e preparação para entrevistas, além do contato direto com empresas contratantes.

Samuel Lucas, 15 anos, foi ao evento para se inscrever no programa Jovem Aprendiz. “Eu vim deixar meu currículo para ter uma oportunidade de trabalho, poder ajudar meus pais em casa, ter minha independência. Vou acabar o ensino fundamental este ano”, afirmou o estudante.

Outro participante foi Túlio Macedo, de 44 anos, formado em Direito e fora do mercado há quase dois anos. Ele procurava uma vaga relacionada à sua formação ou em áreas administrativas. “Vim aproveitar essa oportunidade, apesar de já ter deixado currículos em empresas diversas, sendo chamado em algumas, mas sem sucesso. Eu sou bacharel em Direito, me formei agora em 2024 e procuro vagas nessa área ou em áreas semelhantes, como auxiliar administrativo, gerente, algo do tipo. Ou, de preferência, no setor jurídico da empresa”.
Além dos que buscam iniciar ou retomar suas carreiras, a feira também reuniu histórias de quem participou de edições anteriores, conseguiu um emprego e hoje atua como recrutador. É o caso de Priscila Ferreira, 39 anos, assistente de RH de uma rede de óticas. “Eu trabalhava em comércio, aí fiz um curso técnico no Senac. Sempre participei dos feirões, me inscrevia nas vagas e em um dado momento eu consegui. Me capacitar foi importante. Nisso eu consegui um trabalho em outra área, como recepcionista”, contou.

Com o tempo, Priscila concluiu a faculdade de Administração e fez um segundo curso técnico na área de Logística. Hoje, atua na sua área de formação e participou do feirão recrutando novos funcionários para a empresa. “Hoje volto como recrutadora tendo essa oportunidade de dar essa chance às pessoas, porque a maioria não sabe onde existem vagas, oportunidades e só precisam entender aonde procurar, como fazer, como se capacitar, como fazer um currículo. Tudo isso elas estão aprendendo e vendo aqui no Feirão”, disse.

Conectar formação e empregabilidade

A Feira de Empregabilidade faz parte da estratégia do Senac de associar a formação profissional à entrada no mercado de trabalho. De acordo com Leandro Trigueiro, diretor de Educação Profissional do Senac RN, o evento tem crescido a cada ano, desde sua criação em 2023, justamente por responder a uma demanda concreta de empregabilidade. “A gente acredita que não adianta simplesmente fazer uma formação de excelência, as pessoas precisam estar no mercado de trabalho. Então iniciamos em 2023, 2024 fizemos uma feira um pouco maior e em 2025 veio esse grande sucesso que a gente está tendo agora”, explicou.

Segundo ele, o evento atrai empresas de diferentes setores e perfis de candidatos. “Temos 30 empresas parceiras que estão oferecendo vagas de diversos segmentos: da área de saúde, comércio, supermercados, gestão, enfim, dos mais diversos setores do comércio de bens, serviços e turismo”, disse.

Leandro também destaca que há chances para diferentes perfis. “A gente está com a equipe orientando as pessoas na melhoria do currículo, no processo de comportamento da entrevista, dicas para o processo avaliativo”, disse.

O diretor reforçou que o Senac também oferece cursos com valores acessíveis e, em muitos casos, gratuitos. “O Senac oferta a qualificação a custos muito acessíveis e diversos deles de forma gratuita também. Hoje, por exemplo, a gente está com edital aberto de 2 mil vagas em cursos EAD, são 90 cursos diferentes”, afirmou.

Além da formação técnica, o diretor destacou que as empresas estão cada vez mais atentas ao desenvolvimento das chamadas soft skills — habilidades comportamentais como comunicação, organização e trabalho em equipe. “Às vezes a pessoa não tem toda a habilidade técnica necessária, que é muito importante, mas tem o perfil da vontade de fazer, da organização, da comunicação”, aponta o diretor.

Durante a feira, as empresas realizaram coletas de currículos, entrevistas no local e agendamentos de etapas futuras de seleção. “Cada empresa tem estratégias diferentes, mas aqui é um grande momento de encontro, a captação”, ressaltou Leandro Trigueiro, diretor de Educação Profissional do Senac RN.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.