O Hospital Universitário Onofre Lopes, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Huol-UFRN) e vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), reforçou sua capacidade tecnológica e anunciou a ampliação da estrutura física. Em cerimônia realizada na tarde desta quinta-feira (8), foram inaugurado um microscópio cirúrgico para o Serviço de Neurocirurgia e assinada a doação de um imóvel de 40 mil m² e do terreno (de quase 26 mil m²) que permitirá a expansão do Hospital com recursos do novo Plano de Aceleração do Crescimento (PAC).
Tecnologia
O microscópio, que substitui um anterior com mais de dez anos de uso, contou com investimento de quase R$ 1,5 milhão oriundos de recursos descentralizados pelo Ministério da Saúde. O presidente da Ebserh, Arthur Chioro, destacou o impacto da aquisição. “O novo equipamento utilizado para procedimentos neurocirúrgicos complexos vai permitir que a gente possa cada vez mais atender com eficiência, ensinar e pesquisar na área da neurocirurgia”, afirmou.
Também o reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), José Daniel Diniz Melo, apontou que os avanços da instituição priorizam as necessidades dos pacientes. “Nós comemoramos a chegada de um novo equipamento para o atendimento para a população carente do nosso estado que precisa de cirurgia de alta complexidade. Um equipamento moderno que vai dar muito mais resolutividade às necessidades dessa área”, afirmou o reitor.
A superintendente do Huol-UFRN, Eliane Pereira, enfatizou que o novo microscópio vai contribuir tanto para a assistência como para o ensino. “Vamos poder aumentar a complexidade de cirurgias neurológicas com mais segurança para o paciente e para o profissional, e uma formação de excelência ao nosso residente. Ele vai poder desenvolver a expertise em áreas mais específicas, tratando tumores ainda menores em procedimentos extremamente detalhados”, salientou. A gestora ainda acrescentou que esse investimento vai “ampliar a oferta e beneficiar muito mais a nossa população”.
Segundo o gerente administrativo do Huol-UFRN, Rodrigo Briozo, o novo equipamento possui recursos inovadores que favorecem a precisão na realização das cirurgias. “O investimento vem superar não só os problemas recorrentes de manutenção, mas também agregará um recurso importante que não existia no aparelho antigo, a fluorescência, técnica que usa substâncias fluorescentes para melhorar a visualização do cérebro e a precisão das cirurgias”, explicou.
Expansão do Huol-UFRN
A visita do presidente da Ebserh também foi marcada pela assinatura do termo de doação de um imóvel de 40 mil m² e do terreno em que ele está, de quase 26 mil m², feita pela Superintendência do Patrimônio da União (SPU) no Rio Grande do Norte à UFRN. Localizado na Avenida Nilo Peçanha, nº 620, no bairro de Petrópolis, em Natal, o espaço será destinado à expansão da infraestrutura do Hospital Universitário com recursos do novo Plano de Aceleração do Crescimento (PAC). “Vamos conseguir viabilizar a obra do PAC, com novos centros cirúrgicos, unidades de terapia intensiva e semi-intensiva, assim como uma nova Central de Material Esterilizado”, ressaltou Chioro.