Lula (à direita na foto) recebe Alberto Fernández (à esquerda na foto) no Palácio do Planalto nesta manhã, no quinto encontro entre os dois chefes de Estado desde o início do ano.
Apesar de a agenda oficial citar a celebração dos 200 anos de relações diplomáticas entre Brasil e Argentina, os presidentes devem conversar sobre a ajuda prometida pelo petista ao país vizinho. A agenda de Fernández no Brasil também prevê compromissos com o presidente do Senado, senador Rodrigo Pacheco, e a presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Rosa Weber.
A Argentina vive um momento de intensa movimentação política. O prazo para registro de pré-candidaturas à Presidência da Argentina terminou no sábado (24). No final de abril, Fernández, que tem alto índice de rejeição na Argentina, desistiu de concorrer à reeleição. Como mostramos, o ministro da Economia argentino, Sergio Massa, será o único candidato do peronismo à Presidência nas eleições marcadas para outubro no país. A inflação no país vizinho, uma das maiores do mundo, é atualmente superior a 100% ao ano.