Maia consulta área técnica sobre votação

Resultado de imagem para rodrigo maia

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), pediu à Secretaria Geral da Casa que elabore um parecer sobre o rito que deverá ser seguido na sessão de votação da denúncia contra o presidente Michel Temer em plenário. O regimento define que, após parecer da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), o caso será analisado em plenário com votação nominal.

O regimento também define que a chamada dos nomes deve ser feita alternadamente entre os Estados da região Norte e os da região Sul.

Os nomes serão enunciados em voz alta, e os deputados se levantarão e responderão “sim” ou “não”, no mesmo formato da votação do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. As informações são da Agência Estado.
Nessa terça-feira (27), deputados da oposição se reuniram com Maia e reforçaram a demanda de que a votação da denúncia siga o mesmo rito da votação do impeachment.

O principal pedido dos oposicionistas é para que a sessão do plenário seja realizada em um domingo, assim como foi no processo que afastou Dilma.

Oposição defende cancelar recesso

A oposição mudou de estratégia e passou a defender celeridade na análise da denúncia contra o presidente Michel Temer pelo crime de corrupção passiva. Considerando que o procurador geral da República, Rodrigo Janot, deve apresentar outras duas denúncias fatiadas contra o peemedebista, partidos como PT, PSOL, Rede, PCdoB e PDT defendem agora o cancelamento do recesso parlamentar em julho.

O objetivo é evitar que os governistas consigam “juntar” todas as denúncias em um só processo na Casa e garantir que elas sejam analisadas separadamente, ou seja, em votações diferentes no plenário.

“Nós somos contrários ao recesso, a crise é de total dimensão que não comporta sairmos de férias. Queremos pressa nesse debate”, disse o líder da minoria na Câmara, José Guimarães (PT-CE). Ele destacou que a decisão sobre a pausa nos trabalhos cabe ao presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), mas avaliou que “é um erro ter recesso” em julho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.