No RN, Petrobras e Sebrae retomam programa para atrair fornecedores

Pequenos empresários interessados em se tornarem fornecedores da Petrobras estiveram reunidos em um evento promovido pela petroleira, em parceria com o Sebrae, na manhã dessa terça-feira (17), na capital potiguar. O “Encontro com Fornecedores”, realizado em parceria com o Sebrae RN, é uma oportunidade para pequenos negócios de diversas áreas se prepararem para fornecer bens e serviços na cadeia de valor da Petrobras. O Nordeste é a segunda região que mais tem contratos de prestação de serviços com a Petrobras. Ao todo, são 17.729 companhias parceiras da petroleira no NE, atrás apenas da região Sudeste, que concentra a maioria dos contratos (72.730). Em todo o País, são 105,4 mil prestadoras de serviços contratadas.

As demandas por serviços e bens são as mais diversificadas possíveis. São impactadas as áreas de alimentação, hotelaria, transporte, vigilância, EPI/uniforme/fardamento, metal mecânico, elaboração de projetos em engenharia, locação de equipamentos, locação de banheiros químicos, construção civil, aplicação de revestimentos industriais, instalação de canteiros, inspeção de qualidade, reparo, calibração, distribuição de insumos de consumo diário e soluções em tecnologia.

No mercado há 36 anos, a Engepetrol, fabricante de maquinaria, esteve presente no encontro e é uma das que pretende estreitar laços com a estatal, diz o sócio-gerente José Nilo Júnior. A empresa já participou do programa de desenvolvimento de fornecedores da Petrobras no início da década de 2000 e buscar fazer parte da retomada da ação.

“Percebemos que poderíamos fornecer bens e para que isso fosse viabilizado, nós construímos uma estrutura fabril em Mossoró, e nós abraçamos e fomos abraçados pelos programas do Sebrae para que essa gestão fosse possível, através da implantação dos pilares de qualidade, segurança e meio ambiente em atendimento a indústria de óleo e gás, capitaneado pela Petrobras. E aqui nós estamos nesse momento participando dessa nova fase de exploração, de petróleo e transição energética”, comenta José Nilo Júnior.

O road show contou com a participação da gerente executiva de Relacionamento Institucional da Petrobras, Cátia Ferreira, representante do presidente da instituição, Jean Paul Prates. Ela disse que a ideia é do programa é fortalecer a cadeia de pequenos fornecedores por todo o Brasil, em especial a do Rio Grande do Norte.

Ela acrescenta que o Estado tem participação fundamental no desenvolvimento do Plano Estratégico da petroleira, por ser protagonista tanto na produção de petróleo quanto na geração de energias renováveis.

Hub de fomento
“O Rio Grande do Norte é reconhecido como estado de integração energética pela significativa produção de petróleo e gás, mas também pela geração de energias renováveis. A nossa ideia aqui na Petrobras é seguir realizando esses eventos no Nordeste e em outros estados brasileiros para garantir o alcance dos objetivos do nosso plano estratégico 2023-2027. Precisamos de todos, de fornecedores e também daqueles que são fornecedores de outros fornecedores, formando essa grande cadeia”, comenta Cátia Ferreira.

No Rio Grande do Norte, está localizada a sede do Polo de Energias Renováveis do Sebrae, que funciona como um hub de fomento de novos negócios para as micro e pequenas empresas envolvidas na cadeia produtiva de energia limpa, com destaque para eólica e fotovoltaica.

“Esse nosso plano estratégico possui seis direcionadores e é importante a gente destacar um deles que é aproveitar as diferentes potencialidades desse nosso Brasil, como um País de dimensões continentais e capacidades energéticas que favorecem o desenvolvimento sustentável por meio da regionalização das atividades da empresa, baseadas em cadeias produtivas e unidades operacionais locais. Esse é um dos motivos de nós estarmos aqui”, complementa a gerente executiva de RI da Petrobras, Cátia Ferreira.

Programa é retomado de forma mais simplificada

João Hélio Cavalcanti, diretor técnico do Sebrae RN, lembra que a parceria entre as instituições é antiga. No começo dos anos 2000, quando a Petrobras lançou o programa de fornecedores no Rio Grande do Norte, as empresas buscaram a capacitação para se tornar fornecedor de bens e serviços da estatal por meio do Sebrae. “Isso deu muito certo lá atrás. As empresas que eram pequenas, receberam toda uma capacitação, uma preparação do Sebrae, diante das questões técnicas, das exigências que a Petrobras, de certificações, de adequação dos serviços”, lembra.

O programa foi perdendo força ao longo dos anos devido a mudanças de prioridades da Petrobras, por volta de 2012, mas a retomada do programa anima o diretor do Sebrae. “Com a necessidade de retomar essa geração de trabalho e renda, e o papel da Petrobras também enquanto indutor de desenvolvimento, o sistema Sebrae junto com a presidência da Petrobras, resolve retomar esse programa no Brasil, iniciando pelo Nordeste e fazendo de forma mais simplificada, desburocratizada”, destaca João Hélio.

A gestora do polo no Sebrae RN, Lorena Roosevelt, destaca que o encontro é o momento ideal para os donos de pequenos negócios se aproximarem da Petrobras para entender as demandas e como se preparar para a inserção nas cadeias produtivas da estatal.

*Tribuna do Norte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.