O Papa Leão XIV, novo Sumo Pontífice da Igreja Católica, celebra nesta sexta-feira (9) a primeira missa na Capela Sistina, com a participação restrita aos cardeais. A cerimônia marca oficialmente o início de seu pontificado, um dia após ter sido apresentado aos fiéis como sucessor de São Pedro.
A missa teve início com a leitura, em inglês, do capítulo 21 do livro do Apocalipse. Em sua homilia, o Papa Leão XIV destacou: “Como muitas vezes nos ensinou o Papa Francisco, somos chamados a testemunhar a fé em nosso Senhor Jesus.”
Com uma linguagem simples e acessível, ele começou sua reflexão também em inglês, depois prosseguiu em italiano. Durante a cerimônia, ele convidou a congregação dos cardeais a reconhecer “as maravilhas que o Senhor realizou”. Citando o Evangelho de Mateus, lembrou a confissão de fé de Pedro: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.” O momento representou também uma súplica por bênçãos para conduzir os mais de 1 bilhão e 406 milhões de católicos no mundo.
Durante a celebração, Leão XIV quebrou o protocolo ao cumprimentar pessoalmente alguns cardeais presentes.
A primeira missa de um novo papa é acompanhada de perto por fiéis, já que costuma revelar pistas sobre seu modo de conduzir a Igreja e suas principais prioridades como pontífice.
A tradicional fumaça branca, que sinaliza a escolha de um novo pontífice, foi vista na tarde de quinta-feira (8), anunciando ao mundo a eleição de Leão XIV. Aos 69 anos, ele é o primeiro papa pertencente à Ordem de Santo Agostinho (agostiniano) na história da Igreja. Nascido em Chicago, nos Estados Unidos, formou-se em Teologia no próprio país.
Os primeiros compromissos do novo Papa
Na sexta-feira, 9 de maio, às 11h (horário de Roma), o novo Pontífice celebrou uma Missa com os cardeais na Capela Sistina, sua primeira cerimônia pública como Sumo Pontífice. A celebração foi transmitida ao vivo pelos canais oficiais do Vaticano.
No domingo, 11 de maio, às 12h, o Papa Leão XIV fará sua primeira aparição pública na Sacada Central da Basílica de São Pedro para recitar a oração do Regina Coeli, tradicionalmente acompanhada por fiéis reunidos na Praça de São Pedro.
Já na segunda-feira, 12 de maio, às 10h, o Papa se encontrará na Aula Paulo VI com todos os profissionais de mídia credenciados junto à Sala de Imprensa da Santa Sé, em reconhecimento à cobertura dos eventos recentes relacionados à transição papal.
Matéria em atualização