“PT morreu. Só falta jogar a terra”, diz Jair Bolsonaro

Em entrevista à CNN Brasil, no dia seguinte ao segundo turno do pleito, Bolsonaro decretou a morte política do PT. O ex-presidente também minimizou derrotas importantes de candidatos que foram apoiados por ele, como André Fernandes (PL), em Fortaleza (CE), e Fred Rodrigues (PL), em Goiânia (GO).

Por outro lado, Bolsonaro comemorou a reeleição do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), que derrotou Guilherme Boulos (PSOL) no segundo turno. O emedebista contou com o apoio formal do ex-presidente, embora Bolsonaro não tenha participado ativamente da campanha na capital paulista.

“Em São Paulo, foi muito bom. A vitória foi do povo conservador, da direita, do povo de bem. Eu estou feliz”, disse o ex-presidente da República. “Cada vez mais, a população se afasta do mal, do vermelho, que aflige o mundo todo. O PT morreu. Já desceram o caixão. Só falta jogar a terra na catacumba”, afirmou.

O ex-presidente ainda comentou o papel do vice de Ricardo Nunes (MDB), prefeito reeleito em São Paulo. “O coronel Mello Araújo não vai ser um vice protocolar, pelo contrário. Vai ser ativo. Ele vai circular em áreas e vai antecipar problemas para serem resolvidos. As pessoas em São Paulo entenderam que a direita tem a melhor proposta. Olha o Boulos. As pessoas, quando vão para a direita, não voltam mais [para a esquerda]. Igual à mosca quando sente o gosto do mel. Ela não volta mais à antiga alimentação [risos]”, afirmou.

A CNN entrou em contato com o Partido dos Trabalhadores, mas até o momento não obteve um retorno. Em relação às derrotas em Fortaleza (para Evandro Leitão, do PT) e Goiânia (para Sandro Mabel, do União Brasil), Bolsonaro minimizou os impactos políticos dos dois reveses. “Em Fortaleza, tivemos um jovem que arrastou multidões, lutando contra a máquina. A capital está totalmente dividida. Foi uma derrota com sabor de vitória, porque a diferença foi pouca”, afirmou.

“Em Goiânia, uma operação da Polícia Federal, quase às vésperas da eleição [contra o deputado federal Gustavo Gayer, do PL] atrapalhou, é evidente. Mas agora é olhar para a frente”, concluiu Bolsonaro. Na capital de Goiás, Mabel, o prefeito eleito, teve o apoio do governador do estado, Ronaldo Caiado (União Brasil), que fez críticas a Bolsonaro e anunciou sua candidatura à Presidência da República em 2026.

PT sofre

A única região em que o PT figurou entre os cinco maiores partidos em número de prefeituras é a Nordeste – mesmo assim, em quinto lugar. É de lá também a única capital conquistada por um petista nas eleições de 2024, Evandro Leitão, eleito prefeito de Fortaleza no segundo turno.

Nacionalmente, o partido de Lula agora ocupa a 9ª colocação no ranking de partidos com o maior número de prefeitos no Brasil, com 252. No segundo turno, o PT ganhou em quatro cidades.
O PSD, presidido pelo ex-prefeito de São Paulo e ex-ministro Gilberto Kassab, foi o partido que mais elegeu prefeitos em 2024. Foram 887 cidades, um símbolo da vitória do “centrão” neste ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.