Trump tenta justificar suspensão de tarifas

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que decidiu pausar as tarifas recíprocas sobre produtos de outros países pelo período de 90 dias “porque as pessoas estavam um pouco assustadas”.

Segundo o republicano, a suspensão servirá para acordos “justos” com todos os países.

“Um acordo pode ser feito com todo mundo, um acordo será feito com a China. Um acordo será feito com todo mundo. E serão acordos justos. Só quero justiça. Eles serão acordos justos. Mas eles não foram justos com os Estados Unidos. Eles estavam nos sugando e você não pode fazer isso… As pessoas se aproveitaram do nosso país e nos enganaram por décadas“, disse Trump.

Aos chineses, a Casa Branca elevou as tarifas adicionais sobre produtos importados do país asiático a 125%, com efeito imediato.

“A China quer fechar um acordo. Eles simplesmente não sabem como fazê-lo”, disse.

China amplia tarifas para 84%

A decisão ocorre após a China retaliar os Estados Unidos, ampliando as tarifas sobre produtos americanos para 84%.

A cobrança das tarifas começa na quinta-feira, 10 de abril.

Anteriormente, as tarifas previstas eram de 34% sobre produtos americanos.

Recado do secretário

O secretário de Tesouro americano, Scott Bessent, afirmou nesta quarta-feira, 9, que os Estados Unidos iniciarão as negociações com quatro países após o presidente Donald Trump determinar uma redução global a 10% das taxas recíprocas pelo período de 90 dias.

Bessent disse que as primeiras conversas serão com representantes dos países mais atingidos pelas tarifas: Vietnã, Japão, Coreia do Sul e Índia.

“Não retalie e você será recompensado “, disse Bessent a jornalistas.

“A Arte da Negociação”

Ao lado de Bessent, a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, citou o livro ‘A Arte da Negociação’, escrito por Trump em 1987, para justificar a pausa nas tarifas adicionais.

“Muitos de vocês na imprensa claramente não entendem a ‘Arte da Negociação’. “Você não entende o que o presidente Trump está fazendo aqui”, afirmou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.